27 julho 2009

Prisões também aumentaram

26/07/09 às 21:53 | João Pedro Schonarth especial para JE

Na mesma proporção em que cresceram os atendimentos a ocorrências pela Guarda Municipal, aumentou no mesmo ritmo o número de flagrantes de prisão pelos agentes em Curitiba. Em 2004, foram 250 prisões em flagrante na Capital, contra 1.545 realizados no ano passado — uma alta de 618% neste tipo de atuação. O secretário da Defesa Social, Itamar dos Santos, explica que o aumento acontece devido ao uso de equipamentos eletrônicos na cidade. “São 77 câmeras espalhadas na cidade. A vigilância acontece por guardas e pela Polícia Militar, mas a maioria dos atendimentos acaba sendo resultado da Guarda Municipal”, ressalta o secretário de Defesa Social, Itamar dos Santos.
O Centro de Curitiba é o local onde elas mais se concentram: do total de aparelhos, 44 se encontram na região, aumentando a segurança para a população. “A região central ficou mais segura com a redução do índice de criminalidade nas áreas monitoradas. Isso dá mais segurança para a comunidade, para comerciantes e pessoas que circulam na região central”, afirma. “Diminuíram aqueles crimes que mais assustam a população, como assaltos, pequenos furtos, agressões e o uso de drogas”, comenta.
Na Capital estão instalados equipamentos para monitoramento da segurança de ruas centrais, do Setor Histórico, Terminal Guadalupe, Parque Barigui e, desde novembro do ano passado, nas Ruas da Cidadania. As imagens são acompanhadas 24 horas por dia por guardas municipais. No Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico, na praça Osório, que monitora a região central, atuam também policiais militares, agentes da Diretran e a Secretaria Municipal do Urbanismo.
Outras ocorrências atendidas pela Guarda Municipal ou pela Polícia Militar a partir de imagens das câmeras foram de furto ou roubo, pichação, porte ilegal de arma, vandalismo, exploração de menores, tentativa de arrombamento, panfletagem pornográfica, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com