28 setembro 2010

CURSO DE TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO EM GRANDES EVENTOS DESPORTIVOS COM EMBAIXADA DA ESPANHA

Coordenação-Geral de Ensino da Secretaria Nacional de Segurança Pública em conjunto com a Embaixada da Espanha realizou no período de 13 a 17 de setembro de 2010, o Curso de Técnicas de Intervenção em
Grandes Eventos Desportivos.

O curso foi ministrado por policiais do Corpo Nacional de Polícia da Espanha que atuam nas Unidades de Intervenção Policial (UIP) daquele País. As UIP são responsáveis pela segurança dos grandes eventos desportivos e atuam principalmente neste tipo de evento e em manifestações sociais a fim de manter a Ordem Pública. Fazendo uma relação com nossas polícias, as UIP são Espécies de Batalhões de Operações Especiais ou Batalhões de Choque, dependendo do Estado Brasileiro a nomenclatura varia.
No curso foram tratados diversos temas como: Estrutura Básica do Ministério do Interior da Espanha e Corpo Nacional de Polícia, Unidades de Intervenção Policial, Normativa de Espetáculos Desportivos, Emprego da Força em Espetáculos Desportivos (Princípios Básicos de Atuação e Uso Progressivo da Força), Planejamento, Ordem de Serviço e Fases da Operação, Práticas Básicas e Especiais em Espetáculos Desportivos, Controle de Acesso, Separação de Torcedores, Segurança de Árbitros e Equipes, Práticas Conjuntas com outras Unidades Policiais. Além de todas estas questões, os Inspetores José Luis GARAU CARMEN e Roberto MORÁN DE CAMPO apresentaram vídeos com todo o planejamento e execução da segurança da Final da Champions League 2010, envolvendo as equipes da F.C. Internazionale Milano (Itália) e FC Bayern Munich (Alemanha), descrevendo toda a atuação das forças policiais da Espanha neste grande evento esportivo.
O curso faz parte do Programa de Capacitação dos Profissionais de Segurança Pública para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, desenvolvido pela Coordenação-Geral de Ensino da SENASP. Participaram Oficiais da Polícia Militar e Delegados da Polícia Civil das 12 Unidades Federativas que estarão envolvidas nestes dois grandes eventos esportivos (AM, BA, CE, DF, MG, MT, PE, PR, RJ, RN, RS e SP).
Além destes, participaram um Delegado de Polícia Federal e um Agente de Polícia Rodoviária Federal. Esta é apenas uma das ações que serão desenvolvidas pela SENASP visando qualificar os Profissionais de Segurança Pública para a Copa e Olimpíadas.
O Projeto engloba cursos de Ensino a Distância, Pós-Graduação, Especialistas, Multiplicadores e Operadores. Quando a SENASP recebe a oferta de cursos das Embaixadas, encaminha ofício disponibilizando as vagas às Secretarias de Segurança Pública das Unidades Federativas, órgãos responsáveis por indicar os Profissionais de Segurança Pública que participarão dos Cursos oferecidos.
Para este ano ainda estão previstos quatro Cursos de Sistema de Comando de Incidentes, que serão realizados em conjunto com a Embaixada dos Estados Unidos com instrutores da Guarda Costeira Americana.

As vagas foram disponibilizadas as Secretarias de Segurança Pública que já indicaram os profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com