19 outubro 2010

Guardas fazem rapel na cachoeira do Parque Tanguá

15/10/2010 15:31:00



Descer de rapel de um paredão de 45 metros, ao lado da cachoeira do Parque Tanguá. Essa foi a atividade de 20 guardas municipais na manhã desta sexta-feira (15). O treinamento faz parte do curso prático de atendimentos em incidentes dado pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) aos guardas municipais.



As técnicas repassadas aos integrantes da Guarda Municipal já fazem parte dos treinamentos previstos para a Copa 2014. "Os guardas ficam preparados para agir em incidentes tanto hoje ou durante o Mundial", explicou o inspetor Nelson de Lima Ribeiro, coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba.



Nesta etapa, 150 guardas municipais participaram do curso e receberam noções sobre incêndios florestais, socorros de urgência, como identificar artefatos explosivos, salvamentos aquáticos, operações com embarcações e rapel. A guarda municipal Eliane Lima nunca havia feito rapel antes.

"Na primeira vez que desci deu medo de olhar para baixo, depois você fica mais tranquila. Quando chega lá embaixo dá vontade de descer novamente. Os equipamentos são muito seguros e os instrutores passam muita confiança", disse. O inspetor Nelson de Lima Ribeiro explicou que com esse treinamento os guardas podem auxiliar no resgate em altura e aquáticos.

"Quem faz esse tipo de salvamento são equipes de socorro do Corpo de Bombeiros, mas os guardas podem auxiliar, pois também saberão como usar os equipamentos. Com isso muitas vidas poderão ser salvas", disse o inspetor Nelson.



Outros 250 guardas municipais já fizeram esse curso. Na próxima semana o treinamento prático será feito com botes no Parque Passaúna e no Parque Náutico. "No início deste ano esse tipo de técnica foi utilizada para retirada de pessoas dos alagamentos que atingiram a região norte da cidade", explicou o coordenador da Comdec.



Pronasci




O curso é realizado com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. A Secretaria Municipal da Defesa Social apresentou o projeto de capacitação e as verbas para o curso foram liberadas. Uma empresa especializada em rapel e salvamento em incidentes foi contratada para dar o treinamento aos guardas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com