27 dezembro 2010

Guarda Municipal de Americana

COMBATE À MENDICÂNCIA É INTENSIFICADO NO NATAL
ALINE MACÁRIO - editornet@liberal.com.br

Com maior quantidade de dinheiro em circulação e a sensibilização das pessoas com o espírito natalino, em dezembro o índice de pessoas em situação de mendicância se eleva, principalmente nas regiões centrais e nos principais cruzamentos das cidades.
É nesse sentido que a Secretaria de Promoção Social de Americana e a Gama (Guarda Municipal de Americana) intensificaram os trabalhos neste período para prestar atendimento às pessoas em situação de rua na cidade.
As equipes trabalharam principalmente na região central, atentas às questões da mendicância. De acordo com o guarda municipal Uilson Vieira França, esse trabalho é desenvolvido há três anos, com equipes dos dois órgãos do município.
"Na Guarda, temos duas equipes que apoiam os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Promoção Social. Em todas as ações, eles pedem o nosso apoio para os atendimentos na rua", explicou. "Temos que prestar esse apoio porque algumas pessoas em situação de rua são agressivas e não recebem bem o trabalho".
Para o guarda, essa é uma forma de trabalhar preventivamente na área da segurança pública. Ele lembrou que, este ano, as equipes identificaram três pessoas em situação de mendicância que eram procuradas pela Justiça e retornaram para a prisão. Esse trabalho é necessário para garantir a segurança dos cidadãos que são abordados pelos pedintes.
As equipes são acionadas através de denúncias que são feitas pela população à Gama ou à Promoção Social. As duas equipes se deslocam até o local informado para avaliar a situação. As pessoas em situação de rua recebem atendimento e são encaminhadas para as famílias ou para o CAM (Centro de Apoio ao Migrante).
"O que mais chama a atenção nesse trabalho são famílias com crianças que estão em situação de rua. A maioria vem de fora, muitas de outros Estados", explicou. "Mas também existem aqueles casos crônicos que são de Americana mesmo e já são conhecidos nossos".
Segundo França, as pessoas abordadas afirmam que escolhem Americana porque a cidade é economicamente interessante, já que a população costuma fazer doações. Nesse sentido, as equipes trabalham para conscientizar os cidadãos sobre a importância de evitar dar esmolas.
"Se a população doasse menos, diminuiria o índice de pessoas em situação de rua na cidade. A nossa orientação é para que não deem esmolas porque já existe o trabalho da Promoção Social para atendimento dessas pessoas", afirmou. Denúncias sobre pessoas em situação de rua podem ser feitas através dos telefones 3475-3400 ou 3461-8631.

Fonte: http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/cidades_ver.asp?c=03B32C37678

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com