20 dezembro 2010

Guarda Municipal de Curitiba - Copa 2014


Defesa Social

Secretaria já trabalha para garantir segurança na Copa 2014

20/12/2010 11:26:00
O ano de 2010 ficará marcado pelo início da preparação da Secretaria Municipal de Defesa Social para garantir a segurança de turistas e moradores durante a Copa do Mundo da FIFA no Brasil 2014, que terá Curitiba como uma das sedes.

Além da segurança patrimonial e da defesa social, ao longo do ano, a Guarda Municipal recebeu instruções e realizou treinamentos práticos que serão aplicados durante o período do Mundial.


Em parceria com o Exército, os guardas municipais concluíram o curso de capacitação para uso de arma – calibre 12 – com munição não-letal (borracha, gás e efeito moral). Esse tipo de armamento é recomendado justamente para controle de grandes aglomerações, que podem acabar em tumultos, como no caso dos estádios de futebol.


No curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC) os guardas conheceram as instalações da Arena da Baixada – arquibancadas, vestiários, vias de acesso e de fuga – e realizaram exercícios práticos simulando um possível confronto com torcedores “vândalos”.



Os guardas também foram preparados a operar o sistema de vídeomonitoramento no curso de segurança eletrônica com os professores do Departamento de Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Atualmente, o sistema de videomonitoramento abrange 88 aparelhos, sendo 45 deles nas vias públicas da área central da cidade e 43 nas Ruas da Cidadania e Parque Barigui. Na época da Copa, com o grande fluxo de pessoas nos principais pontos turísticos da cidade, as câmeras serão fundamentais para garantir a segurança.
Já os guardas que atuam com motocicletas passaram por um curso de aprimoramento. As técnicas repassadas por especialistas da 5.ª Região Militar são aplicadas no monitoramento do eixo central e no controle de distúrbios civis em grandes eventos.
Números
Em 2010, foram atendidas 22.373 solicitações pelas equipes da Guarda Municipal, sendo que 1.351 pessoas foram detidas em flagrante delito. As ocorrências mais comuns estão relacionadas à pichação, furto, roubo e apoio ao cidadão. O serviço de prevenção e combate à pichação atendeu 674 ocorrências e 163 pichadores foram detidos.


O serviço de proteção ao transporte coletivo atendeu 1.823 solicitações, sendo 201 pessoas detidas em flagrante. No serviço de apreensão de cães ferozes foram registradas 1.752 ocorrências e 173 cães de raças perigosas apreendidos.


O Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Curitiba (CIMEC) atendeu 624 ocorrências, com a detenção de 91 pessoas, oferecendo mais segurança à população e ao comércio da região central.
GGI
Este ano também foi inaugurado, no edifício Delta, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Curitiba.
Fruto de uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Justiça – através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) –, o GGI é um espaço de identificação de prioridades no combate a criminalidade e elaboração de ações conjuntas pelas diversas forças de segurança pública.


A nova sede do GGI conta com sala de reuniões do pleno, o observatório de segurança pública (análise criminológica em parceria com a UFPR), sala de situação (videomonitoramento) e o ambiente de instrução.
Natal
Assim como nos anos anteriores, em 2010, a Guarda reforçou o efetivo na região central com a Operação Especial de Natal.


Foram disponibilizadas mais oito motos, dois módulos móveis e oito viaturas de apoio tático para garantir a tranquilidade no eixo central, que recebe maior fluxo de pessoas nesta época do ano. Com o comércio funcionando até às 22 horas para atender o período de compras natalinas, o efetivo, que normalmente é de 22 guardas, passou a contar com 87 homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com