13 janeiro 2011

Guarda Municipal divulga Relatório de Atividades – Ano 2010

POLICIAL - DOURADOS  -  - MS
Mato Grosso do Sul, Quarta-Feira, 12 de Janeiro de 2011 - 14:36

Durante o ano 2010 a Guarda Municipal de Dourados realizou diversas ações sociais e de Segurança Pública, beneficiando diretamente a população douradense através de solicitações feitas nos telefones 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil).

A corporação é um dos Órgãos Municipais que prestam serviços 24h/dia, com ações de Fiscalização e Preservação do Meio Ambiente, Fiscalização e Ordenamento de Trânsito, Segurança das Escolas através da Ronda Escolar Comunitária, Preservação do Patrimônio Histórico Cultural, Vigilância dos Patrimônios Públicos, além dos atendimentos a população douradense nas questões de Segurança Pública, Sociais e Defesa Civil.

Todas essas ações realizadas pela GMD estão pautadas em políticas que aproximam o Guarda Municipal com a comunidade douradense, tornando-se uma Instituição cada vez mais comunitária, onde seus membros são Agentes da Cidadania, preocupados em prestar todo tipo de auxílio à população, desde atendimento social até apoio policial.

Os atendimentos realizados pela Instituição são doutrinados por conceitos e ações de Policiamento Comunitário, esolução Pacífica de Conflitos e respeito aos Diretos Humanos.

Neste patamar a GMD segue as diretrizes de ações estabelecidas pelo Ministério da Justiça em promover Segurança Pública com Cidadania. Para sobressair a estes desafios a capacitação dos agentes é um fator preponderante, pois colabora na quebra de paradigmas e contribui na formação de novos conceitos no operador da Segurança Pública.

A Guarda Municipal de Dourados incentiva seus agentes a se capacitarem, buscando novas formações e qualificações. Em 2010 a Corporação passou a ter em seus quadros 07 especialista em Segurança Pública e Cidadania, formados pela Universidade Federal da Grande Dourados em convênio com o Ministério da Justiça. Além destes, mais 16 GMs estão realizando o Curso de Pós Graduação na UFGD. A Instituição também tem em seus quadros 01 Instrutor de Trânsito credenciado pelo DETRAN e 01 Instrutor de Armamento e Tiro Credenciado pela Polícia Federal, sendo a única na Região Centro Oeste com este tipo de credenciamento.

Visando atender o Estatuto do Desarmamento Lei 10.826 e Diretrizes da Polícia Federal, a GMD após Curso de Armamento e Tiro com instrutores credenciados e vistoriados por agentes federais firmou Convênio com o Departamento de Polícia Federal para o uso de arma de fogo por Guardas Municipais

Também iniciou-se o Projeto “Anjos da Guarda do Amanhã”, convênio firmado com o Ministério da Justiça para o desenvolvimento de ações que redução da Violência Juvenil. O projeto foi elaborado por uma equipe de GMs, baseado nas ações de prevenção da instituição, principalmente nas ações da Ronda Escolar Comunitária da Guarda Municipal.

Através deste projeto esta ocorrendo à capacitação dos 114 guardas em diversas áreas com a realização de Cursos coordenados pela Diretoria de Ensino GMD, juntamente com o Centro Avançado de Técnicas de Imobilização (C.A.T.I Treinamento Policial). Alguns treinamentos já contaram com a presença de Instrutores altamente capacitados que já treinaram as Tropas Especiais como BOPE, Polícia Americana, Força Nacional de Segurança Pública entre outras instituições policiais. Com os recursos foram adquiridos 04 motos 250cc Lander e outros equipamentos que estão para serem entregues em 2011, como as Pistolas Taser- Arma não Letal, coletes balísticos, equipamentos de informáticas e 02 viaturas.


<>b>Dados Técnicos: Ações Sociais e Preventivas da Guarda Municipal: Atendimento a população em Geral.
1. As equipes da GMD prestaram 3.534 atendimentos diretamente à população douradense (B.A e B.O), sendo que 1.039 atendimentos ocorreram diretamente em patrimônios Públicos.

Das solicitações recebidas 1.350 foram para reprimir algum tipo de ilícito ou infração penal, sendo que 494 tornaram-se de fato uma Ocorrência Policial com encaminhamento ao Distrito Policial.

Assim podemos observar que apenas 14% dos atendimentos da GM resultaram em Boletins de Ocorrências com os encaminhamentos dos autores a unidade policial. Desta forma destacamos a política de prevenção à criminalidade e resolução pacífica de conflitos adotados pela Instituição.

2. Os GMs realizaram 748 atendimentos diretamente nas Escolas de Dourados através do Programa Ronda Escolar Comunitária.

3. Realizou 541 auxílios no trânsito; como ordenamento de vias, blitz educativas, escolta/batedor de carreata e passeatas.

4. Foram atendidos 537 ofícios, de instituições públicas, privadas ou particulares solicitando ações de Policiamento Preventivo em eventos realizados na cidade.

5. Em relação ao Meio Ambiente foram realizadas 326 ações de fiscalização e preservação.

6. Como forma de prevenção a instituição também desenvolveu campanhas realizando palestras com temas: sobre Trânsito, Bullying (Violência Escolar), Violência Sexual nas escolas e empresas como: Atacadão, Doux Frango Sul, Ceara, Perdigão, BRF Foods, Enersul, Sanesul, Eletrosul/ Sesi, Cergrande, Distrito Industrial participando na Semana de Prevenção a Acidente.

7. As guarnições de viaturas fizeram o transporte de 287 pessoas necessitada, onde solicitaram ajuda da GM para serem encaminhadas aos Hospitais da cidade, PAM- Pronto Atendimento Médico, Casa da Acolhida ou Viva-Mulher.

8. As equipes da GM também atenderam 139 acidentes de trânsito, proporcionando segurança para as equipes de Resgate do SAMU e do Corpo de Bombeiros quando necessário e apoio técnico à guarnição de trânsito da Polícia Militar.

9. O projeto “Guarda Municipal, agente da Cidadania” parceria com a Secretaria de Assistência Social recolheu 122 moradores de Rua, ou pessoas em áreas de risco para a Casa da Acolhida.

10. Foram 108 apoios a outras Instituições (PM, PC, BM, PF, Exército).

11. As equipes de motos/batedores realizaram 71 escolta/batedor nas carretas e passeatas pelas ruas de Dourados, a fim de organizar o trânsito e dar segurança durante o evento.

12. Os apoios as equipes do SAMU totalizaram 65 atendimentos

13. Foram realizados 40 procedimentos junto Conselho Tutelar.

14. As guarnições intervieram em 22 invasões de terrenos públicos.

15. As equipes encaminharam 17 pessoas com problemas psicológicos para os hospitais.

16. Em atendimento ao Judiciário, Justiça Eleitoral e Ministério Público, foram 14 solicitações.

Ocorrências policiais
Foram lavrados 494 Boletins de Ocorrências, onde as pessoas envolvidas são encaminhadas para Delegacias Policiais: DEPAC, 2º Distrito Policial, Delegacia do Menor, Conselho Tutelar. O local onde será finalizada a ocorrência depende de região em que o fato aconteceu e da idade dos envolvidos.


Entre as Ocorrências damos destaques para:

Tipificação Penal

- Pessoas detidas por conduzirem veículos embriagadas - 87

- Detidas por Furto Art. 155 CP - 52

- Perturbação do sossego Art. 42 LCP - 39

- Pessoas com Mandado de Prisão em aberto foragidas da justiça - 37

- Posse/uso de subst. Entorpecente - 32

- Violência doméstica - 21

- Menores apreendidos conduzindo veículo - 18

- Lesão corporal - 16

- Ameaça - 15

- Desacato Art. 331 CP - 14

- Recuperação de veículo furtado/Roubados - 14

- Vias de fato - 14

- Direção perigosa - 13

- Fornecer bebida a menor ECA Art . 243 - 12

- Danos ao Patrimônio Público Art.163 , III - 10

- Violação de domicílio Art. 150 CP - 8

- Roubo - 6

- Tráfico de Drogas Art. 34 L. 11304/2006 - 6

- Abandono de incapaz Art. 133 CP - 5

- Porte ilegal de arma de fogo - 5

- Danos Art. 163 CP - 4

- Alterar sinal identificado de veículo Art.311 CP ( placa fria) - 3

- Receptação Art. 180 CP - 3

TOTAL – 494


Ronda Escolar
São atendidas diariamente pelo Programa Ronda Escolar Comunitária aproximadamente 55 escolas de Dourados-MS entre públicas e privada, com visitas das guarnições nos três períodos de aula, iniciando as 06h e término previsto às 24h.

Este programa tem como objetivo propiciar maior segurança para comunidade escolar, com a realização de rondas externas e internas nas unidades de ensino.

São beneficiados pelo programa cerca de 45 mil alunos da rede de ensino, além dos bairros que tem a presença constante das viaturas da GMD através de ações preventivas.

Com o objetivo de melhor atender este público específico os agentes da Ronda Escolar Comunitária que atuam diariamente com os alunos foram capacitados na filosofia da Polícia Comunitária, ministrada pela Secretaria de Segurança Pública Estadual.

As ações e atuações da Ronda Escolar foram delimitadas em uma reunião conjunta com a presença dos Diretores das Escolas, Promotoria e a Diretoria de Operações da Guarda
Municipal.

Dados Técnicos:
1. Foram realizados 11.368 procedimentos nas escolas de Dourados.
2. No ano de 2010 foram feitas 10.630 rondas escolares
3. Nessas rondas os GMs lavraram 667 Boletins de Atendimentos, auxiliando as escolas na resolução pacífica dos conflitos, desenvolvendo ações de prevenção a violência escolar.
4. Foram Lavrados 71 Boletins de Ocorrências. Cometimento de crimes ou atos infracionais de alunos ou transeuntes do local. A presença constante das guarnições nas escolas inibe a prática de ilícitos ou quando cometidos são prontamente resolvidos. As pessoas apreendidas/detidas são encaminhadas paras Delegacias ou Conselho Tutelar, dependendo do local da ação e idade dos envolvidos.
5. Atendeu 145 ofícios recebidos das escolas. Solicitando ações preventivas em eventos escolares, ou qualquer outro tipo de auxílio que a Instituição possa prestar ao estabelecimento de ensino.

Outras ações preventivas ocorreram como a realização de palestras para os alunos, repassando orientações de Trânsito, Violência Escolar (Bullying), Uso indevido de Drogas, Danos ao Patrimônio Público, Preservação ao Meio Ambiente, num total de 274 palestras.

Todos esses dados e demais informações estão à disposição na Diretoria de Operações da Guarda Municipal.


Fonte:    http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=188643

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com