13 janeiro 2011

Redução de vandalismo é comemorada pela Guarda Municipal de Maringá

A Guarda Municipal de Maringá, por meio do diretor Paulo Mantovani, apresentou o relatório das atividades da equipe com um balanço de 2010 para o prefeito Silvio Barros nesta quarta-feira (12). Entre as ações em destaque estão a proteção dos prédios públicos, capacitação do efetivo, acompanhamento de eventos, encaminhamento de pessoas, participação em operações especiais, patrulhamento escolar e redução dos gastos com vandalismo.
A redução dos atos de vandalismo, que resultou em economia do dinheiro público, foi a ação mais comemorada pela guarda. "Há 5 anos se gastava mais de R$ 1 milhão ao ano para reparar danos causados em prédios públicos pelo vandalismo. No último ano, com os alarmes e a ação dos guardas, o prejuízo foi de somente R$ 12 mil", explica Mantovani. O diretor da guarda ressaltando que em 2010 foram registradas pouco mais de 100 ocorrências de arrombamentos, furtos, tentativa de furtos e vandalismo em prédios públicos.
De janeiro a dezembro de 2010, a Guarda Municipal registrou 1.356 ocorrências atendidas. Entre as principais estão o apoio ao Hospital Municipal na ala psiquiátrica, o trabalho com os agentes de fiscalização ao comércio de ambulantes, a coibição do som alto e de ações de perturbação da ordem e do sossego, o encaminhamento de moradores de rua e crianças, o acompanhamento da retirada de propagandas no período eleitoral e cobertura das eleições, a desocupação de próprios públicos e a vigilância.
No decorrer do ano, houve acompanhamento de 450 eventos, com apoio nas entradas de teatros, nos percursos de atividades esportivas e atuando em inaugurações nos bairros.
Os agentes participaram de 62 operações especiais, como AIFU, Tolerância Zero, Força-Tarefa do Vestibular da UEM, visita do presidente Lula e da ministra Nilcéia Freire, chegada do Papai Noel, atividades na Vila Olímpica, ações no Dia de Finados nas proximidades do Cemitério Municipal e Réveillon na Catedral de Maringá.
Desde abril, a Guarda Municipal tem intensificado as ações na região da Catedral de Maringá para evitar a perturbação sonora e oferecer mais tranquilidade para as famílias nas atividades de lazer na praça. Assim, é restrito o acesso de veículos ao estacionamento da praça da Catedral no sábado após as 20h30, abrindo no domingo às 6 horas, voltando a fechar no domingo às 12h30 e reabrindo a entrada de veículos na segunda-feira às 6 horas.
A Guarda Municipal conta com 250 agentes patrimoniais e 49 operacionais que trabalham protegendo 218 prédios públicos e fazendo rondas na cidade. A equipe mantém ainda uma central de alarmes, que monitora outros 136 prédios públicos. Todo o serviço funciona 24 horas por dia para manter a ordem e coibir ações de vandalismo.
A guarda também atua em conjunto com outras secretarias municipais, órgãos e entidades, como as polícias Civil, Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental, Conselho Comunitário de Segurança, OAB, Acim, Codem, UEM.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Muito obrigado pela sua contribuição.
    Inspetor Frederico

    Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

    Fale Conosco

    Assunto do contato
    Nome
    E-mail
    Mensagem
    Cidade
    Estado



    http://www.linkws.com