04 fevereiro 2011

Guarda Municipal: Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães




Por ASCOM-SUSPREV 04-02-11

Atuar de forma eficiente, com auxílio de cães bem treinados na busca por vítimas em desastres como desabamentos de imóveis, alagamentos, afogamentos, soterramentos, perdas na mata, buscas subaquáticas e deslizamentos de terra. Com essa finalidade, pela primeira vez, a Bahia promove da próxima segunda-feira (7), até o dia 18, curso para especializar homens e cães para atuar em catástrofes. A especialização com duração total de 110 horas e aulas das 8h às 12h e das 14h às 18h, é fruto de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros da Bahia, através do 10º GBM (Simões Filho), e a Associação de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Brasil – ABRESC – Brasil.

No total, 30 alunos vão receber os conhecimentos e multiplicar em seus estados e municípios. Participam do curso membros do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Santa Catarina, Maranhão, Paraná, Paraíba e Bahia (Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus, Jequié e Simões Filho). Foram disponibilizados também vagas para o Centro de Operações Especiais – COE, da Polícia Civil, Batalhão de Choque e Batalhão de Guardas da Polícia Militar, Companhia de Polícia do Exército, Base Aérea de Salvador e Guarda Municipal do Salvador.

O coordenador do curso é o capitão do Corpo de Bombeiros da Bahia, Allan Guanais. O militar afirma que os participantes vão passar por aulas teóricas e práticas, na sede do 10º GBM, onde foi preparada uma estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades através de simulações que se aproximam do real. Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas – BREC, é uma das disciplinas a serem dissecadas. Homens e cães vão passar por experiências em escombros que lembram cenas de desabamentos ou desmoronamentos. Outro aprendizado é específico para o homem que se qualifica a identificar, ainda na ninhada, o perfil do cão, se tem ou não características para o trabalho. “Nossos cães não são de demonstração (pet), são cães de trabalho que atuam no operacional”, completa.

Os instrutores são pessoas ligadas à segurança pública: SD`s Gustavo Souza e Paulo Mateus – 10ºGBM; Cap. Walter Parizotto – GBM de SC, Sgt. Edmar Carvalho – GBM de MG e o SD Ângelo – GBM do PR. A Guarda Municipal do Salvador participa de forma especial no curso, pois vão atuar como instrutores Carlos Damasceno, Subgerente de Proteção e Valorização do Cidadão, além dos supervisores Osvaldo Vitório e Fabio Amaral. O Guarda Ubirajara Azevedo, Comandante do Grupamento de Operações com Cães - GOC, participa como estagiário. Coronel Sergio Raykil, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, disse que os Guardas se qualificam constantemente. “Nosso efetivo vai em busca do conhecimento para adquirir mais eficiência no serviço prestado”. 


--

Atenciosamente,

Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação- Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência
Guarda Municipal do Salvador
71 3183-8304
ascomsusprev@gmail.com
www.segurancaurbana.salvador.ba.gov.br
www.twitter.com/guardasalvador
www.facebook.com/guardasalvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com