20 fevereiro 2011

Guarda Municipal de Natal passa a fazer parte do o Ciosp/RN

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) efetivou a incorporação da Guarda Municipal do Natal (GMN) ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do RN (Ciosp). A medida foi concretizada na manhã desta segunda-feira (14) em solenidade ocorrida no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), quando foi preferida a palestra inaugural de treinamento para os 20 guardas municipais que vão atuar no Ciosp e reuniu o titular da Semdes, Carlos Paiva, o comandante do policiamento metropolitano, Ten.-Cel. Alarico Azevedo, o diretor geral do Ciosp, Maj. Carlos Cléber Macedo, o comandante da Guarda Municipal, Edivan Bezerra Costa, além dos subcomandos e chefias de grupamento da GMN.

O secretário da Semdes, Carlos Paiva, destacou em seu pronunciamento a importância desta integração dentro de um sistema de comunicação que já conta com as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e o Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) e definiu a ação como inovadora e benéfica para a sociedade. “Podemos dizer que a Guarda Municipal vai integrar um sistema de comunicação de primeiro mundo, onde a parceria na área de segurança dos governos municipal e estadual vai trazer para o cidadão maior tranquilidade”, garantiu.

O diretor geral do Ciosp, Maj. Carlos Macedo, abordou em sua palestra a dimensão e a importância da Central Unificada de Comunicação no fornecimento de apoio e garantia a sociedade e aos operadores de segurança pública. O Major Carlos Macedo informou que o sistema abrange 95% da região metropolitana, funcionando 24h e com um aparato tecnológico dos mais modernos na área de atendimento de missão crítica de ocorrências. “A Guarda Municipal vai fazer parte de um processo modelo de comunicação unificada, pois se fazemos segurança pública precisamos atuar em sintonia e falar a mesma língua”, afirmou.

De acordo com o comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, os benefícios para o trabalho da Guarda Municipal vão ser grandes, a partir do momento que o sistema de comunicação via rádio deixa de ser analógico e passar a ser digital. “Quero agradecer a Polícia Militar e dizer que com a parceria teremos 11 viaturas equipadas com GPS e rádio digital interligados ao Ciosp, além de 20 unidades de HT’s digital (Rádios portáteis) para uso em operações e postos de serviço”, comemorou.

Outro fator importante é a ativação do número de solicitação pelo apoio da GMN (153) em casos de ocorrências, que vai se encontrar ligado 24h ao sistema de comunicação do Ciosp. A corporação vai contar ainda com acesso a Rede Infoseg, sistema que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização de todo o país.

Treinamento
Os 20 agentes da Guarda Municipal vão passar por um treinamento específico para assumir as funções no Ciosp. A capacitação iniciou nesta segunda-feira (14). Serão duas semanas voltadas para a qualificação, sendo a primeira direcionada aos procedimentos teóricos e a segunda voltada para um estágio supervisionado. As instruções vão ser fornecidas pela equipe técnica pedagógica do Ciosp.

Como Funciona
O procedimento instalado no Ciosp é acionado no momento que o cidadão busca ajuda das instituições que integram o Centro de Segurança. Nesse instante o agente na função de atendente do call center registra o fato informado, e de acordo com a ocorrência aciona o despachente da instituição responsável pelo atendimento, podendo ser ela a Guarda Municipal, Polícias Militar ou Civil, Corpo de Bombeiros ou Itep. Por meio de rádio frequencia o agente na função de despachante ativa as equipes em viaturas com responsabilidade pública para atuar no caso informado.



Extraído: http://200.188.178.144/ver_noticia/63612/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com