25 março 2011

Faleceu o ex-deputado Affonso Camargo padrinho da Guarda Municipal de Curitiba









Morre o ex-deputado Affonso Camargo, o 'pai do vale-transporte'
PUBLICIDADE
CURITIBA - Morreu nesta quinta-feira em Curitiba, aos 81 anos, o ex-deputado federal Affonso Alves de Camargo Neto (PSDB). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do PSDB, por volta das 10h25. A causa da morte ainda não foi divulgada. Affonso Camargo era o mais antigo representante do Paraná no Congresso Nacional e ficou conhecido como "o pai do vale-transporte", slogan que utilizava nas campanhas políticas.
Segundo o PSDB, a família do ex-parlamentar ainda não havia decidido, por volta das 10h50, o local do velório e do enterro.
Affonso Camargo não se reelegeu para deputado federal nas eleições de 2010 e decidiu se aposentar da vida política depois de 54 anos. Ele foi o deputado federal mais votado do Paraná em 2002.
Camargo chegou ao Congresso em 1978, mas a carreira política teve início em 1956. Ele exerceu o cargo de senador por duas vezes - o primeiro mandato foi como biônico durante a ditadura militar - e foi deputado federal por quatro legislaturas. Ocupou o cargo de vice-governador (no primeiro mandato de Ney Braga) e também foi ministro por três vezes.
Camargo foi indicado para ser ministro dos Transportes por Tancredo Neves. Com a morte de Neves, José Sarney manteve a indicação. Ele foi ministro dos Transportes e das Comunicações no governo do ex-presidente Fernando Collor.
Affonso Camargo também se candidatou a presidente da República, em 1989. Ficou em 11º lugar em uma disputa entre 22 candidatos. Recebeu 379.286 votos, ou 0,52% do total.
Extraído de:  http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/03/24/morre-o-ex-deputado-affonso-camargo-o-pai-do-vale-transporte/

_____________________________________________________________

Richa decreta luto pela morte de Affonso Camargo

O governador Beto Richa decretou luto oficial de três dias no Paraná pela morte do ex-senador, deputado federal e ministro Affonso Alves de Camargo Neto, ocorrida na manhã desta quinta-feira (24), em Curitiba. "É um reconhecimento à contribuição que, com suas ações políticas, Affonso Camargo deu ao Paraná e ao Brasil", disse o governador, lembrando que o ex-deputado foi o autorda lei que criou o vale-transporte, "uma importante conquista social para os trabalhadores". 

Richa destacou a serenidade, o equilíbrio e a capacidade de conciliação como marcas da trajetória de Affonso Camargo. "Tive o privilégio de conviver com ele durante a maior parte da minha vida. Perco um bom amigo e um grande conselheiro", afirmou o governador. "Suas ações políticas são motivo de muito orgulho para nós paranaenses. Era um homem de grande visão e respeitado por todos". 

família de Affonso Camargo anunciou que não haverá velório e pede que não sejam enviadas coroas de flores. Haverá missa de sétimo dia, em data e local ainda indefinidos. 

TRAJETÓRIA

Affonso Camargo nasceu em Curitiba e herdou o nome do avô, Afonso Alves de Camargo, que foi presidente (o equivalente a governador) do Paraná de 1916 a 1920. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, ocupou vários cargos políticos e administrativos. Iniciou sua carreira em 1964 como vice-governador (no primeiro mandato de Ney Braga). Entre 1979 e 1987 foi senador da República. Foi eleito quatro vezes deputado federal e no ano de 1989 candidatou-se à presidência da República.

Na administração estadual, Affonso Camargo foi ainda duas vezes secretário, da Justiça e da Fazenda. Foi presidente do Banco do Estado do Paraná e diretor do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Paraná. Na década de 80 foi indicado por José Sarney para assumir o Ministério dos Transportes e durante a gestão do ex-presidente Fernando Collor foi ministro das Comunicações e novamente dos Transportes.



Extraído de: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--906-20110324&tit=richa+decreta+luto+pela+morte+de+affonso+camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com