30 abril 2011

Diadema recebe 25 armas não letais


segunda-feira, 25 de abril de 2011 7:57

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC


A GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema recebe amanhã 25 armas não letais fornecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. Conforme adiantou o Diário no começo do mês, trata-se da primeira cidade do Grande ABC a receber esse tipo de equipamento doado pelo governo federal.
As armas são do tipo Taser, de choque elétrico, e servem para imobilizar o agressor, mas preservar sua vida. São indicadas para situações menos extremas, como paralisar pessoas em estado de fúria ou sob efeito de bebidas alcoólicas e drogas.
O custo estimado de cada equipamento é de R$ 1.200, totalizando R$ 30 mil em investimentos na segurança da cidade.
Segundo informações da Prefeitura, as armas não letais deverão ser utilizadas durante as operações integradas de fiscalização, que acontecem todos os fins de semana em bares e locais onde há atividades sonoras com níveis acima do permitido por lei, como nos populares bailes funk.
Após a doação das armas, o Ministério da Justiça também dará o treinamento necessário para que sejam operadas. As aulas ainda não têm data para começar, mas terão início no mês de maio.
A previsão é que 50 guardas-civis de Diadema recebam o treinamento. Para tanto, os integrantes da GCM deverão ter habilitação para uso de arma de fogo.
Além do aspecto não letal, a tecnologia presente no armamento tipo Taser garante segurança também no manuseio e no controle adequado do uso pelo guarda-civil, evitando acidentes.

SEGURANÇA
Todas as cidades que possuem uma GCM e que sejam parceiras do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, deverão receber as armas não letais, que são recomendadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para áreas onde há conflitos urbanos e criminalidade elevada.
A Prefeitura espera que o armamento ajude a combater os índices de criminalidade em Diadema, onde houve redução de 52% no número de homicídios entre janeiro e março deste ano, se comparado com o mesmo período de 2010.
O evento de entrega das armas será realizado amanhã, às 9h, na sede da GCM, com a presença da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que já trabalhou no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com