24 abril 2011

Diadema recebe armas não-letais nesta terça-feira


Da Redação
A Guarda Civil Municipal de Diadema recebe nesta terça-feira (26), das mãos da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, 25 armas não-letais, doadas pelo Ministério da Justiça. Diadema é o primeiro município do ABC a receber esse tipo de equipamento do governo federal. A entrega será realizada em cerimônia na sede da GCM, às 9h, e contará com a participação das autoridades locais e das forças de segurança pública da região.

Os equipamentos doados são armas tipo Taser, de choque elétrico, que imobilizam o agressor, e vão reforçar o combate ao crime com preservação da vida. Como exemplo de uso das armas está a utilização na Operação Integrada de Fiscalização, que acontece todos os finais de semana em diversos pontos da cidade com a participação de fiscais da Prefeitura, GCMs e Policias Militar e Civil.

Implantada em julho de 2010, a Operação Integrada busca ampliar os resultados obtidos pelo programa Diadema Legal, que fiscaliza o cumprimento da Lei de Fechamento de Bares (LM 2.107, de 15 de julho de 2002). No primeiro trimestre deste ano, a Operação registrou 821 ocorrências, com maior demanda nos veículos multados (625), seguido de som alto (61), "pancadões" (41), veículos apreendidos (40) e bares abertos após 23h (30).

Treinamento 
O Ministério da Justiça, além de doar as armas, também dará o treinamento, que será realizado em maio (em data a ser definida), por integrantes da Força Nacional. Além do aspecto não-letal, a tecnologia presente no armamento garante situações de segurança no manuseio e no controle adequado de seu uso pelo agente policial.

Inicialmente, 50 guardas civis municipais de Diadema receberão o treinamento. Os critérios definidos são, especialmente, os GCMs classificados no concurso interno para Classe Distinta e que tenham habilitação para uso de arma de fogo. Já as armas, que vêm como patrimônio do Ministério da Justiça, também serão patrimoniadas pela Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com