23 abril 2011

Projeto Escola Segura deve ser retomado


Marília Cândido - 22/04/2011
A parceria entre a Superintendência Regional de Ensino e a Polícia Militar no projeto Escola Segura deve voltar à ativa em 2011. Ano passado o projeto dividiu a cidade em setores, de acordo com a localização das escolas, garantindo um policial militar e um guarda municipal em cada uma. Mas com o fim da gestão do Comandante Lunardi no 4º Batalhão, a parceria foi interrompida. Agora, a superintendente Vânia Célia está dialogando com o novo Comandante, Ney Sávio, para a retomada da iniciativa.
A superintendente diz que a parceria deixou professores mais seguros e que a polícia pôde conhecer melhor a comunidade escolar. “Tanto professores, alunos e pais ficaram mais seguros com a possibilidade de contar com o policial na hora mais necessária. A escola tinha o celular dos dois servidores. Então, o contato era mais direto”. Vânia ressalta a importância da renovação o mais rápido possível, para conter problemas como o que ocorreu em uma escola do bairro Boa Vista.  A diretora precisou acionar a polícia porque estava com receio de liberar os alunos, pois do lado de fora havia um indivíduo armado. A superintendente acredita que o maior problema em relação à segurança está no momento de entrada e saída dos alunos.
Após a chacina em Realengo, no Rio de Janeiro, a superintendente diz que pede mais precaução nas escolas. “Quando acontece uma coisa dessas a gente tem que orientar para que não se deixe entrar desconhecidos nas escolas, sem agendar com a direção. Tem que manter a escola fechada, sem acesso livre”. Outro ponto ressaltado por Vânia é a importância do uniforme escolar. Segundo ela, muitos pais reclamam da obrigatoriedade, mas a roupa adequada é essencial para identificar os estudantes.
Estado. Uma iniciativa em nível estadual pretende trazer mais segurança às escolas mineiras. Uma comissão envolvendo as Secretarias de Estado de Educação e a de Defesa Social, o Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil foi instituída pelo governador, para a elaboração de um diagnóstico das instituições de ensino estaduais. A Superintendência Regional de Uberaba já foi avisada, e deve fazer um levantamento de dados da região em breve, para enviar à Comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com