Páginas

28 junho 2011

Vice-presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais pede apoio de Odair para a PEC 534


Atualizado em 27/06/2011


Na manhã desta segunda-feira (27), o vice-líder do Governo e deputado federal Odair Cunha (PT-MG), recebeu em seu escritório regional na cidade de Varginha o vice-presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais e comandante da Guarda Municipal de Varginha, Maurício Donizete Maciel, acompanhado da subinspetora da Guarda Municipal de Varginha, Jucilene Silva.

O objetivo da reunião foi pedir ao deputado apoio para aprovação da Proposta de Emenda à Constituição número 534, que define uma nova competência para as guardas municipais, que é de realizar a proteção de suas populações. A PEC foi aprovada no Senado Federal e a proposição encaminhada para votação na Câmara dos Deputados.

Segundo o comandante Maurício, a aprovação da PEC é mais do que justa, pois as guardas municipais já tem em suas atribuições diversas atividades que vão muito além de cuidar do patrimônio público, “Quando cuidamos do trânsito por exemplo, não estamos cuidando de carros, mas sim de vidas, de motoristas e pedestres, estamos garantindo a segurança da população nas ruas”, afirma o comandante.

Junto à sua assessoria legislativa Odair se comprometeu em analisar com calma a Proposta de Emenda à Constituição, e reforçou a importância de se achar soluções que otimizem a segurança e a qualidade de vida de todos, “A nossa prioridade é garantir a segurança e o bem estar de nossa população, tudo que puder ser feito para melhorar as políticas de segurança pública tem nosso apoio”, disse o deputado.

A Guarda Municipal de Varginha se destaca no cenário regional pela sua organização e compromisso com a sociedade. Atualmente o grupamento cuida do trânsito da cidade, que atualmente tem 55 mil veículos ativos; cuida de toda área ambiental; faz blitz educativas; recolhe diariamente todos os moradores de rua; apóia o conselho tutelar e juizado de menores; e protege 112 prédios públicos, que há 615 dias estão ilesos de arrombamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação

27 junho 2011

Beto Richa e Luciano Ducci entregam armas para a Guarda

27/06/2011 12:04:00
principal

  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
O governador Beto Richa e o prefeito Luciano Ducci entregaram nesta segunda-feira (27) quinhentas armas para a Guarda Municipal de Curitiba. A entrega dos revólveres calibre 38, doados pela Polícia Civil, aconteceu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Com o novo armamento, todos os guardas do efetivo da cidade passam a contar com revólveres entre os equipamentos de segurança. Até então, 60% da corporação trabalhava com o armamento.
"Vamos avançar ainda mais na segurança de nossa cidade. Todos os guardas recebem treinamento constante para usar os revólveres. Este é mais um fruto da parceria da Prefeitura de Curitiba com o Governo do Estado. Só temos que agradecer ao governador Beto Richa e toda sua equipe. Estamos fazendo todo esforço para garantir a segurança de nossas famílias", afirmou Luciano Ducci.
As armas, que estão em perfeito estado de conservação e prontas para uso, foram repassadas para a Guarda depois que o governador Beto Richa autorizou a aquisição de novas pistolas para a Polícia Civil.
"É mais uma demonstração prática do nosso estilo de governar. A boa vontade do Luciano Ducci tem facilitado essa parceria. É uma união de esforços para garantir a segurança de nossos cidadãos. Este trabalho conjunto já teve grande resultado na Operação Liberdade", disse o governador Beto Richa. A Operação Liberdade, no início de maio, culminou com a prisão de traficantes, fechamento de pontos de venda de drogas e apreensão de mais de 70 quilos de crack na região central de Curitiba.
Preparo -
Graças às parcerias com o Exército e com as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal tem passado por cursos constantes de aprimoramento no uso de armas. Até o final do ano, mais 500 guardas municipais terão concluído os cursos de capacitação para uso de pistola 380 e da espingarda calibre 12.
O curso faz parte da parceria da Secretaria de Defesa Social com a Delegacia de Explosivos, Armas e Munições da Polícia Civil. Para atender a legislação (Estatuto do Desarmamento), o curso tem o total de 100 horas/aula entre exercícios teóricos e práticos. Entre outubro e dezembro de 2010, quatro turmas com 250 guardas já concluíram o curso de pistola.
Também no final do ano passado, outros 50 guardas fizeram o curso de capacitação para uso de arma – calibre 12 – com munição não-letal, de borracha. Este tipo de armamento é recomendado para controle de grandes aglomerações que podem acabar em tumultos, caso dos estádios de futebol. O curso teve o suporte do 5.º Parque de Regional de Manutenção do Exército.
Homenagem
– Durante a solenidade de entrega das armas, o prefeito Luciano Ducci recebeu a medalha "Coronel Sarmento", a maior honraria da Polícia Militar do Paraná, entregue a militares e civis que se destacam no trabalho em favor da segurança.
"Agradeço a honraria oferecida pelo governador Beto Richa através da Polícia Militar. É importante ver reconhecido nosso trabalho para garantir a segurança dos curitibanos. É mais um estímulo nesta batalha", destacou o prefeito.
Participaram ainda da solenidade deputados estaduais e federais, vereadores, o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, o comandante geral da PM, coronel Marcos Scheremeta, o delegado geral da Polícia Civil, Marcus Michelotto, o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain, e outras autoridades civis e militares.

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/beto-richa-e-luciano-ducci-entregam-armas-para-a-guarda/23359
Extraído de: 

Guarda Municipal recebe 500 armas da Polícia Civil - PMC


TV Prefeitura

Guarda Municipal recebe 500 armas da Polícia Civil

segunda-feira, 27 de junho de 2011 às 16:29 | Fonte: Prefeitura de Curitiba
A assinatura do repasse das armas foi feita pelo governador Beto Richa e pelo prefeito Luciano Ducci, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.
Extraído de: http://www.curitiba.pr.gov.br/tv/guarda-municipal-recebe-500-armas-da-policia-civil/1979





Richa entrega 500 armas para a Guarda Municipal de Curitiba


michelottofalagrupo


O governador Beto Richa entregou ao prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, nesta segunda-feira (27), 500 armas da Polícia Civil do Paraná para uso da Guarda Municipal. Na solenidade, realizada no quartel geral da Polícia Militar do Paraná, Richa reforçou a importância das parcerias entre as esferas de governo para garantir o bem estar e a segurança das famílias.

“Esta é uma demonstração prática do novo estilo de governar, buscando em todas as ações a parceria, o diálogo e a união de esforços para atingir mais rapidamente nossos objetivos”, disse Richa. “A segurança pública é uma prioridade desta administração, porque é a maior demanda dos paranaenses, que hoje estão aflitos com os altos índices de criminalidade e violência”, afirmou.

Para o prefeito Luciano Ducci, este é mais um fruto da parceria da Prefeitura de Curitiba com o Governo do Estado. “Só temos que agradecer ao governador Beto Richa e toda sua equipe. Estamos fazendo todo o esforço para garantir a segurança das famílias”, afirmou Ducci.

As armas estão em perfeito estado de conservação e prontas para uso. Foram repassadas para a Guarda Municipal depois que o governador autorizou a aquisição de novas pistolas para a Polícia Civil. De acordo com a prefeitura de Curitiba, agora todos os mais de 1.600 guardas municipais passam a contar com revólveres entre os equipamentos de segurança. Até então, 60% da corporação tinha o armamento à disposição para trabalhar.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto, o armamento para a guarda municipal vai reforçar a segurança da população e dos próprios guardas.”Essa doação vai dar maior tranquilidade e melhores condições de trabalho aos guardas municipais. Uma luta que vem desde o ano passado e só foi possível graça a sensibilidade do governo estadual em uma parceria com a prefeitura municipal em prol da segurança da população curitibana”

Richa disse que eventos como esse vão ocorrer sistematicamente nos próximos anos e que está fazendo um grande esforço para melhorar a segurança, por meio da cooperação com outros níveis de governo. O governador disse que recebeu a área de segurança pública em situação de abandono, com uma das piores taxas de homicídios do País e outros problemas, apesar da dedicação e empenho do reduzido efetivo policial.

“Temos um planejamento de ações na área de segurança pública, previsão de aumento do efetivo de policiais e investimentos em inteligência, em novos equipamentos e principalmente parcerias”, disse Richa. “Tenho a certeza que desta forma vamos avançar bastante para conter a criminalidade no Paraná”, afirmou.

A criação do primeiro Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras do País, criado em Foz do Iguaçu, em parceria com o Ministério da Justiça, e a Operação Liberdade, em maio, que levou à prisão de vários criminosos e a apreensão de 80 kg de crack, é outro exemplo do sucesso da integração entre forças do estado e do município.

A solenidade teve a presença do comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Theodoro Scheremeta; do secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar Sobrinho; do delegado geral da Polícia Civil, Marcus Michelotto; do secretário municipal da Defesa Social, Nazir Abdala Chain; do diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso; do deputado federal Fernando Francischini; do deputado estadual Pedro Lupion; do vereador Felipe Braga Cortes e do comandante da 5ª Região Militar, general de divisão William Soares, entre outras autoridades civis e militares.

Assessoria de Imprensa da Polícia Civil

Guarda Municipal recebe 500 armas da Polícia Civil


100% dos mais de 1,6 mil guardas municipais de Curitiba passam a contar com revólveres entre os equipamentos de segurança

  27/06/11 às 13:26  |  Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba
A entrega dos revólveres calibre 38 aconteceu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (foto: Maurilio Cheli/SMCS)
Quinhentas armas da Polícia Civil foram entregues para a Guarda Municipal, nesta segunda-feira (27). A entrega dos revólveres calibre 38 aconteceu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Com o novo armamento, 100% dos mais de 1,6 mil guardas municipais de Curitiba passam a contar com revólveres entre os equipamentos de segurança. Até então, 60% da corporação trabalhava com o armamento.

As armas, que estão em perfeito estado de conservação e prontas para uso, foram repassadas para a Guarda depois que o governador Beto Richa autorizou a aquisição de novas pistolas para a Polícia Civil.

A Operação Liberdade, no início de maio, culminou com a prisão de traficantes, fechamento de pontos de venda de drogas e apreensão de mais de 70 quilos de crack na região central de Curitiba.

Preparo - Graças às parcerias com o Exército e com as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal tem passado por cursos constantes de aprimoramento no uso de armas. Até o final do ano, mais 500 guardas municipais terão concluído os cursos de capacitação para uso de pistola 380 e da espingarda calibre 12.

O curso faz parte da parceria da Secretaria de Defesa Social com a Delegacia de Explosivos, Armas e Munições da Polícia Civil. Para atender a legislação (Estatuto do Desarmamento), o curso tem o total de 100 horas/aula entre exercícios teóricos e práticos. Entre outubro e dezembro de 2010, quatro turmas com 250 guardas já concluíram o curso de pistola.

Também no final do ano passado, outros 50 guardas fizeram o curso de capacitação para uso de arma – calibre 12 – com munição não letal, de borracha. Este tipo de armamento é recomendado para controle de grandes aglomerações que podem acabar em tumultos, caso dos estádios de futebol. O curso teve o suporte do 5.º Parque de Regional de Manutenção do Exército.

Extraído de: http://www.bemparana.com.br/index.php?n=183965&t=guarda-municipal-recebe-500-armas-da-policia-civil

Barack Obama em pronunciamento no Dia do Veterano



EM REFERÊNCIA AS FORÇAS ARMADAS NOS PAÍSES DEMOCRATAS...
"...É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar..."
BARACK OBAMA no MEMORIAL DAY (Dia do Veterano) há alguns dias.
( Dedicado àqueles que perguntam “Para que servem os militares?” )

Guardas Municipais são reconhecidos pela ONU como policiais que promovem proteção às pessoas.



Inspetor Bazzana e Professor Jarim


A IPA (International Police Association) é um órgão de intercâmbios de policiais do mundo inteiro, onde podem se conhecer e se inter relacionar tanto em serviço (cursos, seminários, congressos, estágios e intercâmbios policiais) como nas folgas (passar férias em algum país que é filiado a IPA no mundo). Nos dois casos os policiais ficam hospedados em quartéis de polícia ou nas residências de policiais filiados.
A IPA é um órgão ligado a ONU (Organização das Nações Unidas) e para se filiar a IPA no Brasil, basta ser policial federal, rodoviário federal, ferroviário federal ou Guarda Municipal. Como a IPA é ligada a ONU, para as Nações Unidas as polícias de população são polícias civis, pois polícias militares são polícias de forças armadas (exército, marinha e aeronáutica), não são reconhecidas como polícia de segurança de população, por este motivo, policiais militares NÃO podem se filiar a IPA. Esse entendimento é fruto de acordo internacional promovido pela Organização das Nações Unidas.
Segundo o Professor Jarim só existem 4 paises que ainda mantém Polícias Militares com atuação na segurança das pessoas: Brasil, Somália, Vietinã e Gabão (Os três últimos não são filiados à ONU)
A Associação dos Inspetores esteve presente na IPA com o presidente da seção São Paulo, Professor Jarim Lopes Roseira, em um clima amistoso de troca de informações, para futuros intercâmbios e maior aproximação entre as duas entidades de classe (IPA e Associação de Inspetores).

O que é IPA?

A IPA - INTERNATIONAL POLICE ASSOCIATION (Associação Internacional de Polícia) é uma das mais interessantes e únicas organizações sociais do mundo. Esta organização fraternal é dedicada a "unir em serviço e amizade todos os membros, ativos ou aposentados, no trabalho de cumprimento da Lei ao redor do mundo". A IPA luta para elevar a imagem da Polícia em seus países membros, e para facilitar a cooperação internacional através de contatos amigáveis entre policiais de todos os continentes.
Seu quadro de membros excede a 310 mil em 59 países e continua aumentando. O ingresso é aberto a qualquer policial civil dedicado ao cumprimento da Lei, ativo ou aposentado, que preencha os requisitos exigidos pela Seção Nacional da IPA no Brasil. O acesso é oferecido sem considerações de hierarquia, raça, gênero, cor, religião ou opção política.
A IPA foi constituída originalmente pelo Sargento Arthur Troop, da New Scotland Yard, na Inglaterra em 1950. Começou com o sonho de um homem de ter todos os policiais reunidos por intermédio da amizade. Isto é demonstrado pelo lema da Associação "Servo per Amikeco", que, em idioma esperanto, significa "Servir pela Amizade".
A IPA cria uma oportunidade para intercâmbio e contatos em níveis local, regional e internacional. É uma grande organização para seus membros e suas famílias que desejem viajar para qualquer lugar do mundo.
--Associação de Inspetores - Unindo os Oficiais da GCM/SP.

OCORRÊNCIAS DA GUARDA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ-MG


segunda-feira, 27 de junho de 2011

APOIO A POPULAÇÃO

A Guarda Municipal de Santa Rita do Sapucaí continua focando suas ações na prevenção.
Consciente de que estatísticas não são feitas com número de ocorrências atendidas e sim de ocorrências evitadas, a GM prioriza sua presença nos locais onde os fatores geradores de crises são mais evidentes.
Nesta semana a GM esteve presente no Cruzamento da Avenida Sinhá Moreira, onde em horário de pico é quase impossível a transposição da via.
Após a nova demarcação das faixas de pedestres, o intuíto foi de dispertar aos motoristas o senso de priorizar o indivíduo sobre os demais elementos que compõem o trânsito.
O local é de intenso fluxo de veículos e de pedestres durante o início da manhã, meio dia e ao final da tarde.
Espera-se que à partir desta semana os condutores já estejam habituados às novas sinalizações da via.

AÇÕES DA GUARDA MUNICIPAL

Nesta semana a Guarda Municipal continuou suas atividades com patrulhamento nas diversas escolas públicas Municipais e Estaduais.
O objetivo principal é coibir a prática de atos de vandalismo e violência nas proximidades dos ambientes escolares.


Com estes patrulhamentos houve redução considerável no número de menores "matando aulas".






As Rondas nos diversos prédios públicos também continuam sendo prioridade nas ações da Guarda, e também já reduziu o número de ocorrências nestes locais.











Durante patrulhamento os Guardas Municipais depararam com animais em via pública e acionaram os responsáveis pela apreensão, dando auxílio na captura dos animais e sendo confeccionado registro da ocorrência.









A Guarnição foi solicitada a comparecer na Rua Antônio Telles para retirar um Ouriço que se encontrava perto de uma residência onde se encontravam várias crianças.
A Guarnição realizou a retirada do animal e o devolveu ao seu habitat natural.





Acionados através do 153, a Guarnição compareceu a Rua Amazônas no Bairro Boa Vista onde estava ocorrendo uma queimada próximo a residências, sendo controlado o foco com auxílio do coordenador da Defesa Civil;
Ao sair do local deslocaram para o Bairro Fernandes onde outro foco já sob controle foi verificado pela Guarda sendo que em ambos os casos não foram encontrados os autores, nem denunciados pelos vizinhos.







A Guarda Municipal controlou o tráfego de veículos nas vias da região central de Santa Rita do Sapucaí para que a equipe responsável pela sinalização de trânsito pudesse pintar as faixas de pedestres com segurança.






A Guarda Municipal também auxiliou os eventos esportivos da cidade com rondas periódicas no local dos jogos com utilização de uma viatura operacional e uma assistencial.





Guarda participa de palestra de concientização contra as drogas a menores,
Ainda participa de evento religioso a estes.





GM apoia eventos de Corpus Christi durante procissões e celebrações.






*Este é apenas um resumo das ocorrências atendidas pela Guarda Municipal de Santa Rita do Sapucaí na última semana.


sábado, 18 de junho de 2011

GUARDA MUNICIPAL ATENDE PEDIDO DE SOCORRO

Por volta das 13:00 desta sexta-feira, a Guarnição GM foi acionada a comparecer ao Bairro Juquita, onde vizinhos de uma senhora estavam preocupados em razão desta não atender aos seus chamados.
Com a chegada dos Guardas, foi tentado novamente contato com a moradora, porém sem resposta.
Os vizinhos relataram que a moradora estava com problemas de saúde, o que levou os Guardas a entrarem em sua residência para que fosse possível dar o encaminhamento necessário.
Ao checarem a casa, foi verificado que a senhora estava com tonturas e por isso não conseguia se levantar da cama onde se encontrava.
A Guarnição encaminhou a idosa aos cuidados médicos e posteriormente aos serviços assistenciais (conforme registro da ocorrência).


A Guarda agiu com observação do ART 5º da CF dado a necessidade do adentramento:


XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;


No dia seguinte os Guardas Municipais realizaram o concerto do dano que foi causado na porta, sem ônus para a proprietária ou outra instituição.




Elivélson Soares- GM
http://guardamunicipaldesantaritadosapucai.blogspot.com
(35) 8835-3357

"SEGURANÇA PÚBLICA, SÓ SE FAZ COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS"


Eventos Relacionados ao Trânsito


1. Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito

Data: 30 de junho e 1 de julho de 2011
Local: Porto Alegre - RS
Data: 15, 16 e 17 de julho de 2011
Local: Goiânia – GO

3. IX Congresso Catarinense de Municípios

Data: 25 e 26 de julho de 2011

Local: Florianópolis SC

4. 1º Seminário Catarinense de Segurança no Trânsito

Data: 28 e 29 de julho de 2011

Local: Lages SC

Data: 5, 6 e 7 de agosto de 2011
Local: Porto Alegre – RS

6. SEMINÁRIO: Mobilidade Urbana: Educação e Fiscalização de Trânsito como Instrumentos de Cidadania.

Data: 26 e 27 de agosto de 2011
Local: Quixeramobim - CE

7. IX Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina de Tráfego

Data: 9 e 10 de setembro de 2011
Local: Porto Seguro - BA
Data: 05, 06 e 07 de outubro de 2011
Local: Natal RN
Atenciosamente,
Irene Rios
(48) 3246-8038 (48) 9944-9448

26 junho 2011

IPECS - Palestras - Dr Osmar Ventris


Dr Osmar Ventris
Advogado, Pesquisador e Consultor em Segurança Pública Municipal
Secretário Geral e Coordenador de Cursos pelo IPECS-Inst. Pesquisa Ensino e Consultoria
Diretor e Secretário do Corpo de Bombeiros Voluntários de Cajamar
Em viagens pela Brasil muitos me pedem consultam sobre honorários para ministrar palestras em seus municípios.

Para as palestras, que têm duração de 4 horas, NÃO HÁ CUSTO PELA PALESTRA.
Apenas solicitamos que me nos custeiem as passagens, hospedagem e alimentação. Nada de luxo, apenas confortável.
Mesmo assim, muitos municípios tem dificuldade.

Buscando alcançar os Guardas Municipais dos mais distantes pontos do Brasil estou pedindo COLABORAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES, SINDICATOS, BLOGS E PORTAIS DE GUARDAS MUNICIPAIS para divulgar em seus sites, blogs e portais os vídeos e artigos em anexo.

Se voce conhece algum site que divulga notícias de interesse de Guardas Municipias, colabore, encaminhe este e-mail solicitando a divulgação deste material. O Único interesse: Consolidação da identidade do guarda Municipal no Brasil.

É uma forma moderna, ágil de colaborar com o fortalecimento da identidade do Guarda Municipal.
As mensagens não tem coloração partidário, religiosa ou qualquer outra intenção que não seja o FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE E VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DO GUARDA MUNICIPAL.

FORUM NORDESTE DE SEGURANÇA PÚBLICA, realizado em Protolina-PE e Juzareiro-BA. As duas cidades se uniram para realizar oo evento que contou com mais de trinta municípios, desde Natal-RN, Recife-PE, Maceió-AL, São Luiz-MA.
GUARDA MUNICIPAL: FALTA DE VONTADE POLITICA E CONHECIMENTO DOS GESTORES PÚBLICOS (Trecho da palestra proferida no Foro Nordeste em Petrolina)
OUTROS VÍDEOS SOBRE GUARDA MUNICIPAL E PODER DE POLÍCIA, proferida pelo Dr Osmar Ventris.
PODER DE POLICIA DA GUARDA MUNICIPAL
GUARDA MUNICIPAL: AGENTE DO ESTADO NA ESFERA MUNICIPAL
O GUARDA MUNICIPAL ANTE O TÍTULO V DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

O livro "Guarda Municipal: Poder de Polícia & Competência" está disponível a $35,00 mais 5,00 pela remessa simples via Correio. Pedir pelo e-mail osmarventris@yahoo.com.br

Também estamos selicionando TCC e Artigos para conclusão de Cursos que versem sobre Guardas Municipias para publicação. Mais informação: osmarventris@yahoo.com.br

Obrigado.

Dr Osmar Ventris
Advogado, Pesquisador e Consultor em Segurança Pública Municipal
Secretário Geral e Coordenador de Cursos pelo IPECS-Inst. Pesquisa Ensino e Consultoria
Diretor e Secretário do Corpo de Bombeiros Voluntários de Cajamar

__._,_.___
Anexo(s) de Dr Osmar Ventris
8 de 8 foto(s)

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com