04 maio 2012

Guarda Municipal de Araucária - Guarda Municipal contribui para redução de crimes


Michelli Gomes - qui, 03/05/2012 - 18:07

A Guarda Municipal de Araucária (GMA) tem prestado atendimentos variados para a população na cidade e no primeiro quadrimestre deste ano registrou mais de 1000 atendimentos por mês, de acordo com o divulgado  pela instituição, índice que pode estar refletindo diretamente na luta contra o crime.
Estes números envolvem ações realizadas em blitz, rondas pela cidade, atendimentos do Grupo de Apoio Tático, Defesa Civil, Departamento de Ação e Prevenção, operações do videomonitoramento, monitoramento de alarmes e pela central de atendimento telefônico para ocorrências (153).
A lista de situações envolve chamados para atender crimes contra o patrimônio, pichação, vandalismo, arrombamentos, furtos, lesão corporal, tentativa de homicídios, crimes contra os costumes, dentre outros. Além do trabalho repressivo, feito em parceria com a Polícia Civil e Militar, a Guarda Municipal também faz trabalhos de orientação e prevenção nas escolas, no enfrentamento à violência e às drogas.
“Em abril tivemos a recuperação de duas motos furtadas, recuperação também de um carro e de uma bicicleta roubados. Acredito que o que mais repercutiu foi a prisão de um arrombador em uma lanchonete no centro da cidade, pois a invasão foi detectada de madrugada graças ao monitoramento realizado pelas câmeras de segurança, sendo uma equipe rapidamente deslocada ao local e conseguimos pegar o infrator em flagrante”, conta o comandante da GMA, Márcio Cantelle.
A dona do estabelecimento invadido, Maria Inês de Medeiros, conhecida como tia Mari, agradece a atuação dos guardas que impediram que seu estabelecimento fosse furtado. “Pelo que me falaram tudo foi muito rápido, após quatro minutos da identificação dos ladrões pelas câmeras, os guardas chegaram. Agradeço muito esses profissionais e as câmeras, pois no momento que a gente precisou, eles estavam aqui”, relata emocionada.
O chefe da Polícia Civil em Araucária, o delegado Haroldo Davison, diz que o trabalho dos guardas municipais tem sido um bom reforço contra o crime. “Tem sido feita uma grande parceria entre os organismos policiais no combate à criminalidade, o que tem refletido nos índices que estão diminuindo na cidade. Em abril foram registrados dois homicídios na cidade, sendo que no mesmo mês do ano passado tivemos quatro”, comenta.
O comandante da 2ª Cia, do 17º Batalhão de Polícia Militar, capitão Nelson Stoccheiro também reconhece como boa a interação praticada. “Com certeza quem ganha é a comunidade. O entrosamento entre a Guarda Municipal e a Polícia Civil e Militar tem ajudado no fortalecimento da segurança. Há essa colaboração e troca de know-how [conhecimento], como no curso de formação que os guardas fizeram no 17° Batalhão com a PM”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com