19 maio 2012

Polícia Militar forma primeira turma da Guarda Municipal de Campina Grande


Pela primeira vez na história, a cidade de Campina Grande vai ganhar uma tropa formada por Guardas Municipais. A primeira turma conta com 80 participantes. Os alunos do Curso para Capacitação de Profissionais da área de segurança, são homens e mulheres que foram aprovados em concurso público da Guarda Municipal realizado pela Prefeitura de Campina Grande, no ano passado.

A capacitação das duas turmas, que acontece simultaneamente, teve início no dia 31 de janeiro desse ano. As aulas teóricas e práticas são ministradas das 7 horas da manhã até às 18 horas, de segunda à sexta-feira e são realizadas na sede do 2 Batalhão de Polícia MIlitar, em Campina Grande. O treinamento é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, em 2011.

Segundo a coordenadora e instrutora do curso, Capitã Luciana, os alunos recebem todo o material fornecido pela Polícia Militar como: apostilas, canetas, uniformes, armas e munições e adquirem conhecimentos em diversas áreas da segurança como: legislação, defesa pessoal, meio ambiente, direitos humanos, armas não letais e etc. Segundo ela, a primeira turma de Guardas Municipais de Campina Grande "será composta por profissionais com conhecimentos interados aos da Polícia Militar. Eles vão reforçar a segurança pública, e nós da corporação, teremos ainda mais confiança nesse grupo, já que acompanhamos a capacitação de todos", enfatizou. 

A formação segue a grade curricular determinada em nível Nacional pelo Ministério da Justiça para Guardas Municipais. São 30 disciplinas distribuídas em 640 horas/aula. Segundo o Tenente-Coronel Souza Neto, Comandante do 2 BPM, o objetivo central do curso é contribuir na construção da identidade profissional da Guarda Municipal, de suas funções e competências específicas, para criar e aperfeiçoar padrões comuns nacionais de organização, gestão e atuação, proporcionando aos integrantes conhecimentos técnicos especializados à execução da atividade. "Essa capacitação é importante porque os prédio públicos terão uma maior segurança e monitoramento, assim como logradouros, trabalho que até então, era realizado por policiais militares. Agora poderemos estender e distribuir esse efetivo militar em outras diretrizes contrinuindo para uma maior segurança ao cidadão", disse.

As aulas estão em andamento e seguem até o dia 26 de maio quando, nessa data, vai haver uma grande solenidade de entrega de certificados e conclusão. De acordo com o Comandante, "o importante dessa iniciativa é a sociedade reconhecer que a Polícia Militar da Paraíba não é um órgão que trata hoje apenas da segurança pública, e sim, que por meio de parcerias contribue para a a formação de outros agentes que diretamente trabalham para a segurança da sociedade. Estamos abertos para novos convênios que possam contribuir para o desenvolvimento da nossa região", concluiu. Os guardas municipais aguardam apenas a nomeação para atuarem nas ruas de Campina Grande. O efetivo municipal também deve contribuir no reforço policial em grandes eventos, como  O Maior São João do Mundo que será realizado no próximo mês.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com