26 janeiro 2013

Guarda Municipal confirma presença no Garibaldis e Sacis



Será neste domingo (27), a partir das 16 horas, a segunda apresentação do bloco Garibaldis e Sacis no Largo da Ordem. O bloco - que tradicionalmente se apresenta nos quatro finais de semana que antecedem o Carnaval - reuniu 15 mil pessoas no domingo passado.
“O saldo foi muito positivo na área da segurança. Esperamos ter o mesmo resultado neste domingo”, afirma o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho.
Nesta semana, foi realizada uma reunião entre representantes da Prefeitura, da Polícia Militar e do bloco Garibaldis e Sacis para estabelecer uma ação integrada de todos os envolvidos nos eventos pré-carnavalescos, garantindo assim mais segurança e tranquilidade à população.
A festa, que reúne milhares de pessoas no Largo da Ordem, ao som das marchinhas de Carnaval, começou no último domingo (20) e terá mais três edições – duas no centro histórico (dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro) e uma no bairro Sítio Cercado (2 de fevereiro).
Além dos 40 homens destacados para atuar a cada edição do evento, em parceria com o efetivo de 60 policiais militares, a Guarda Municipal participa com quatro cães farejadores e uma unidade móvel de videomonitoramento.
“Os cães não entram na festa, mas ficam nos arredores, para ajudar a coibir a entrada de substâncias ilícitas”, explica Frederico. A Guarda Municipal dá suporte também à operação pente-fino da Polícia Militar. “Não é permitido que os foliões portem garrafas, latas, tubos de spray ou objetos que possam ser usados como armas”, informa.
Uma novidade da Guarda prevista para as próximas edições é a viatura de videomonitoramento. Na prática, a unidade móvel irá percorrer a festa capturando imagens com abrangência de 360 graus, imagens aéreas com altura de até quatro metros e zoom, o que possibilitará filmagens à longa distância.
“Estas imagens serão monitoradas pela equipe presente na viatura e também serão transmitidas em tempo real para a sede da Guarda Municipal”, explica o diretor.
A segurança do evento conta ainda com cinco viaturas da Guarda Municipal, que fazem rondas periódicas no Centro da Cidade, e com as câmeras fixas de videomonitoramento instaladas no Largo da Ordem.

Reunião
Convocada pela Fundação Cultural de Curitiba, a reunião para discutir a segurança do Garibaldis e Sacis teve o objetivo de dar o suporte para que os órgãos envolvidos troquem informações e ajustem seus procedimentos, segundo o superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Igor Cordeiro.
“Os eventos pré-carnavalescos têm crescido ano a ano, ganhando grandes proporções. Sabendo que a população participa e se diverte, é nossa responsabilidade fazer com que essas festividades aconteçam da melhor maneira possível”, explica o superintendente.

Participaram da reunião, agentes da Guarda Municipal, das secretarias municipais do Meio Ambiente, Turismo, Urbanismo e de Trânsito (Setran), e do 22º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área do centro histórico.
Também estiveram presentes, além dos coordenadores dos Garibaldis e Sacis, Luiz Nobre e Rogério Guiraud, coordenadores da caminhada Zombie Walk, Doca Soares e Flávia Nogueira. A Zombie Walk acontece pelo quinto ano consecutivo e também já é marca registrada do Carnaval curitibano.

O bloco
Há 14 anos, o Garibaldis e Sacis resgata a tradição das marchinhas populares e dos blocos carnavalescos. A festa acontece nos quatro finais de semana que antecedem o Carnaval, no Largo da Ordem, e reúne milhares de foliões que dançam e brincam embalados pelo som do bloco.
Neste ano, a Fundação Cultural de Curitiba estabeleceu uma parceria com os animadores do bloco. Além de apoiar o evento em suas saídas tradicionais aos domingos, levará o grupo, pela primeira vez, a um bairro de Curitiba. A festa será no Sítio Cercado, no dia 2 de fevereiro, às 16h.
No Largo da Ordem, o bloco estará de volta nos próximos domingos (27 de janeiro e 3 de fevereiro). Como já é tradição, a cada semana os foliões brincam com um tema diferente.
Confira as próximas edições:
27 de janeiro, às 16h – Garibaldis vai à praia (Com chuva ou sol “vamos a la playa”);
2 de fevereiro, às 16h – Garibaldis e Sacis no bairro Sítio Cercado;
3 de fevereiro, às 16h – Garibaldis e Sacis Invertido (mulher vai de homem, homem vai de mulher).
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/guarda-municipal-confirma-presenca-no-garibaldis-e-sacis/28402

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com