03 março 2013

Mapa da violência começa a ser traçado em Curitiba


28/02/2013 13:37:00

Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Gabinete de Gestão Integrada vai fazer mapa da violência em Curitiba
A criação de nove câmaras temáticas e um mapeamento para aprofundar questões ligadas ao combate à violência foram algumas das ações sugeridas na primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Segurança Pública Municipal. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), no Salão Brasil, da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Presidida pelo prefeito Gustavo Fruet, a reunião contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais, como polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Ministério da Justiça e Polícia Federal, entre várias outras.
“É necessário integrar todos os órgãos para melhorar a segurança. Essa é a nossa prioridade”, afirmou Fruet. Ele informou que todas as secretarias municipais estão envolvidas no mapeamento e combate à violência.
Como exemplo, o prefeito citou a importância para esse trabalho da base de dados existente nas secretarias da Saúde e da Educação. Se esses números forem organizados e bem utilizados, podem fornecer dados importantes para subsidiar medidas em prol da segurança pública no município. “O objetivo principal é fortalecer a integração e a prevenção”, disse Fruet.
O secretário municipal do Planejamento e da Administração, Fábio Scatolin, explicou que está sendo feito um mapeamento de todas as ações desenvolvidas na área de segurança no município, nos últimos anos e atualmente, o qual será compartilhado com os  poderes estadual e federal e a sociedade civil organizada.
“Assim, teremos um mapa de responsabilidades e um diagnóstico dos fatores que originam os problemas de violência, o que permitirá maior clareza sobre o que cada órgão pode fazer”, afirmou Scatolin. Em muitos casos, o problema se agrava por falta de clareza sobre quais são suas raízes e as formas de combatê-las. “Este é o nosso desafio imediato”, definiu o secretário.
Câmaras Temáticas
O coordenador do GGI, coronel Renê Witek, sugeriu a criação de nove câmaras temáticas, para tratar de assuntos específicos. São eles: vandalismo, operações de Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), mapeamento da Violência (observatório de segurança pública), Mulheres da Paz (reformulação do programa que capacita mulheres da comunidade para lidar com jovens), Crack (É Possível Vencer), UPS (Unidade Paraná Seguro, do governo do Estado), Portal do Futuro, grandes eventos (como Copa do Mundo de 2014) e Conselhos de Segurança dos Bairros (fortalecendo o elo de ligação das comunidades com a prefeitura).
As câmaras serão formadas por técnicos indicados pelas instituições presentes na reunião. “O GGI será responsável por centralizar as ações e garantir a articulação entre os órgãos”, explicou. Ele esclareceu que novas câmaras poderão ser criadas, por indicação dos integrantes do GGI.
Na prática
O Gabinete de Gestão Integrada atuará em sistema de rede, organizando temas de real e atual interesse para a segurança pública municipal. As reuniões do GGI serão mensais, sempre na última quinta-feira do mês.
Entre os principais objetivos estão a identificação de prioridades de interesse comum, bem como a concepção e a elaboração de pautas compartilhadas. O Mapa da Violência em Curitiba trará dados e fontes de informações para produção de ferramentas de combate ao problema.
Outro produto do GGI será o Plano Municipal de Segurança Pública (PMSP), que condensará diagnóstico e prognóstico, bem como diretrizes e princípios da segurança pública em Curitiba. “O GGI também servirá como contato dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública com a Prefeitura”, explicou o coronel Witek.

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/mapa-da-violencia-comeca-a-ser-tracado-em-curitiba/28707

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com