Páginas

31 março 2013

Suspeito é flagrado com três armas na cintura e diz que ‘só’ fazia a segurança da região



Luiz Henrique de Moizes Oliveira

Um homem de aproximadamente 30 anos foi preso em flagrante pela Guarda Municipal de Curitiba na noite deste sábado, no bairro Boqueirão. Ele estava com três armas na cintura na Rua Paulo Setúbal, próximo a um supermercado. Indagado, o suspeito afirmou que fazia a ‘segurança’ da região.

O supervisor Silvistauki, da Guarda Municipal, disse que a desculpa do suspeito não colou. “Aconteceu uma denúncia anônima e fizemos a abordagem. Tentou dar uma desculpa, mas não colou. Encontramos com ele uma pistola 380, uma 357 e um revólver calibre 38”, destacou à Banda B.

O suspeito foi encaminhado ao Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, no qual foi autuado em flagrante.

Fonte: http://www.bandab.com.br/jornalismo/policia/suspeito-e-flagrado-com-tres-armas-na-cintura-e-diz-que-so-fazia-a-seguranca-da-regiao-52324/

Foragido da justiça embarca em ônibus e no desembarque é preso pela Guarda Municipal

Luiz Henrique de Moizes Oliveira
Um foragido da justiça foi preso em flagrante pela Guarda Municipal na noite deste sábado (30) dentro de um ônibus de linha no bairro Fazendinha, em Curitiba.

A prisão do suspeito aconteceu depois da denúncia de um usuário do Terminal Fazendinha dizendo que havia embarcado no ônibus um suspeito armado. Os guardas pararam o coletivo e na abordagem conseguiram descobrir que um dos passageiros não poderia estar ali.


O preso foi encaminhado de volta para ‘casa’, a Colônia Penal Agrícola, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

Fonte: http://www.bandab.com.br/jornalismo/policia/foragido-da-justica-embarca-em-onibus-e-no-desembarque-e-preso-pela-guarda-municipal-52325/

30 março 2013

Dono de comércio anota placa e GM prende ladrões de caminhão de cerveja no São Braz

 Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique

Publicado em: 30/03/2013 - 11:34

Um homem foi preso e um adolescente apreendido durante a manhã deste sábado (30) acusados de assaltarem funcionários de um caminhão de cerveja que descarregavam em um comércio na Rua Antônio Escorsin, no bairro São Braz, em Curitiba. Eles fugiam com o dinheiro pago pelo carregamento, mas foram flagrados pela Guarda Municipal próximos ao local do assalto, devido à perspicácia de um comerciante.
De acordo com o guarda Joel Nunes, o comerciante anotou a placa do Fiat Palio usado para a fuga e no mesmo instante entrou em contato com os guardas. “Estávamos próximos e por este motivo conseguimos encontrar o carro e fazer a abordagem. Conseguimos recuperar os R$ 1 mil levados e também o revólver calibre 38 usado no crime”, contou à Banda B
Segundo Nunes, havia uma terceira pessoa no carro, que a princípio era tratada como suspeita, mas de uma hora para a outra virou vítima. “É uma mulher. No começo ela praticamente se identificou como participante do assalto, mas depois, não sei se combinaram, mas ela começou a dizer que tinha sido assaltada pelos outros dois”, contou o guarda municipal. 
O adolescente foi encaminhado à Delegacia do Adolescente, o maior ao Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, e o futuro da mulher ficou a cargo da Polícia Civil.
Fonte: http://www.bandab.com.br/jornalismo/policia/dono-de-comercio-anota-placa-e-gm-prende-ladroes-de-caminhao-de-cerveja-no-sao-braz-52310/

29 março 2013

Alerta sobre falsos e-mails sobre Recadastramento


A Rede INFOSEG informa aos seus gestores, coordenadores e usuários que não envia e-mails sobre RECADASTRAMENTO de qualquer operador ou órgão da Rede INFOSEG. A Coordenação alerta a todos os operadores para que não abram, nem respondam mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome da Rede INFOSEG sobre este assunto. A Rede INFOSEG não envia e-mails sobre RECADASTRAMENTO e nem autoriza órgãos e Estados conveniados a fazê-lo em seu nome.

Falso e-mail sobre recadastramento

Mensagens falsas, enviadas em nome de órgãos públicos continuam a circular na Internet. Quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentam obter ilegalmente informações sobre pessoas, veículos e empresas. Neste sentido, seja um usuário precavido e veja como proceder perante estas mensagens:

1. não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. não autorize a exibição de imagens no corpo de texto de e-mails;

3. não acione os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Rede INFOSEG, ou mensagens como "clique aqui", pois NÃO se referem à Rede INFOSEG; e

4. exclua imediatamente a mensagem.

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os operadores podem entrar em contato com o INFOSEG através do telefone (61) 20259393 ou enviar um e-mail para faleconosco@infoseg.gov.br.

Coordenação Nacional da Rede INFOSEG

Fonte: http://www.infoseg.gov.br/noticias/alerta-sobre-falsos-e-mails-sobre-recadastramento

Guarda Municipal prende assaltantes e recupera pistola da PM




Testemunha de loja assaltada segue ladrões e ajuda guardas municipais na prisão
Os assaltantes seguiam felizes da vida com o assalto, até então bem sucedido, que tinham acabado de fazer em uma loja de baterias no bairro Pinheirinho, em Curitiba, na tarde desta quinta-feira (28). O “azar” da dupla foi cruzar com guardas municipais que tinham acabado de ser alertados por uma das vítimas. Os bandidos foram presos em flagrante, sem reação.
Segundo relato do guarda Joel à Banda B, os bandidos invadiram a loja na rua Helio Dirceu Woitikiw no meio da tarde e anunciaram o assalto. Armados com uma pistola ponto 40 e uma arma de brinquedo, eles renderam o dono da loja, além de clientes e funcionários. Rapidamente, conseguiram pegar o dinheiro do caixa e saíram correndo, a pé.
Uma da vitimas decidiu seguir a dupla de carro enquanto o pai avisava a polícia. No caminho, ela cruzou com guardas municipais, que começaram as buscas. Algumas quadras dali, os guardas encontraram os ladrões, que caminhavam tranquilamente. “Eles nem reagiram e conseguimos recuperar o dinheiro e recolher as armas”, contou o guarda Joel.
Todo o dinheiro roubado, cerca de mil reais, foi recuperado. Os ladrões foram encaminhados para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul), no bairro Portão.
Fonte: http://www.bandab.com.br/jornalismo/policia/filha-de-dono-de-loja-assaltada-segue-ladroes-e-ajuda-guardas-municipais-na-prisao-52248/

17 março 2013

Fruet lança Guarda Municipal de Proteção Animal


16/02/2013 12:36:00


Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Guarda Municipal de Proteção animal é lançada no Passeio Público
O prefeito Gustavo Fruet lançou neste sábado (16), no Passeio Público de Curitiba, a Guarda Municipal de Proteção Animal, estrutura que vai atuar na proteção de animais e no combate aos maus tratos. São agentes da Guarda Municipal treinados e que irão trabalhar em conjunto com fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente sempre que houver denúncias de agressão ou descaso com animais domésticos, criadouros clandestinos e ainda em ações de educação e conscientização da população sobre posse responsável.
 
“Maltratar animais é crime e tem que ser denunciado. É necessário estimular a adoção de animais abandonados e a posse responsável aqui em Curitiba” destacou Fruet. Ele lembrou que é responsabilidade do proprietário de cães, gatos ou qualquer outro bicho doméstico assegurar os cuidados necessários com a saúde, alimentação e higiene durante todo o período da vida do animal.
 
O médico veterinário Alexander Welker Biondo, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, explicou que as verificações de maus tratos já aconteciam, mas o reforço da Guarda Municipal mostra que isso será fortalecido a partir de agora. 
 
O diretor da Guarda Municipal, Claudio Frederico Carvalho, disse que nos casos de denúncia em que a pessoa se mostrar resistente, a Guarda buscará o amparo da Delegacia de Meio Ambiente, da Polícia Civil. “São casos que precisam de uma ação rápida”, afirmou.
 
Metas
 
Segundo Biondo, a Secretaria de Meio Ambiente tem três metas para este ano na área de proteção animal: o combate aos maus tratos, o incentivo às castrações de animais de rua e pertencentes a famílias carentes e o investimento em projetos educacionais, por meio de parcerias com escolas. “Vamos intensificar as fiscalizações para combater o comércio irregular de animais e fazer uma força-tarefa para colocar em dia a verificação das denúncias que recebemos e que hoje chegam perto de 200 casos”, comentou.
 
Outro projeto que deve sair do papel em breve, afirmou Biondo, é o Hospital Veterinário Público, para facilitar o acesso à assistência veterinária, tanto de pessoas que não podem pagar por serviços particulares quanto para protetores que realizam trabalhos voluntários com animais de rua. “Não é necessário construir um hospital novo e contratar pessoal. Podemos fazer contratos com hospitais veterinários e clínicas, como já ocorre hoje no sistema de saúde. O animal que estiver precisando de atendimento será encaminhado para um destes serviços credenciados”, esclareceu Biondo.
 
Denúncias de maus tratos a animais podem ser feitas pelo telefone 156, da Prefeitura, e 153, da Guarda Municipal. Pessoas interessadas em adotar um animal podem entrar em contato com a Rede de Proteção pelo telefone (41) 3350-8933.

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/fruet-lanca-guarda-municipal-de-protecao-animal/28608

Menores flagrados em atos de pichação cumprem pena socioeducativa

01/03/2013 17:21:00

Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Menores flagrados em atos de pichação recebem pena socioeducativa
m grupo de aproximadamente 30 adolescentes, todos acompanhados de um maior responsável, ouviu uma palestra de conscientização, ministrada pela Guarda Municipal de Curitiba na tarde desta sexta-feira (1º). A participação nas palestras é obrigatória para aqueles flagrados em atos de pichação, uma medida socioeducativa.
A ação faz parte de uma parceria firmada entre a Guarda Municipal, a 3ª Vara da Infância e Juventude e o Ministério Público. “Temos tido cada vez mais a participação da população na denúncia de pichações, o que nos ajuda muito a realizar os flagrantes”, afirmou o diretor da Guarda Municipal, inspetor Claudio Frederico de Carvalho, que ministrou a palestra.
Nos anos anteriores, a média de denúncias registradas no mês de fevereiro era de 50. Em fevereiro de 2013, a Guarda Municipal recebeu 209 denúncias. “Isso não significa que aumentaram as pichações, mas que a população está mais participativa, denunciando mais”, disse o diretor.
O aumento da conscientização deve-se muito à campanha lançada no final de janeiro pela Associação Comercial do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e outras entidades e lideranças da área de segurança pública. A campanha “Pichação é Crime, Denuncie” prevê várias estratégias voltadas à qualificação e educação e não apenas à repressão.
“As denúncias que recebemos neste período pelo fone 153 da Guarda Municipal ocasionaram 63 autuações até o momento”, comentou Carvalho. Ele informou que pichação é um crime previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais, cujo flagrante prevê pagamento de multa administrativa de R$ 714,20.
Além da multa, os menores de idade cumprem pena alternativa e os maiores são encaminhados à delegacia do Meio Ambiente e ao Juizado Especial Criminal. Os infratores também ficam impedidos de participar de concurso público municipal pelo período de dois anos.
Para os adolescentes detidos em flagrante, a palestra é apenas uma das medidas socioeducativa impostas. Em média, cada um deles cumpre 80 horas de atividades, o que pode incluir a limpeza e pintura de imóveis pichados, entre outras tarefas. “A conscientização acontece, pois os casos de reincidência no crime de pichação são baixos, não ultrapassando 5%”, afirmou o diretor da Guarda.
A secretária Claudecir Correia Rodrigues, que acompanhava o filho único, de 14 anos, considerou a palestra importante. “Ajuda a conscientizar e a mudar o comportamento dele”, comentou a mãe. Segundo ela, desde o “susto” que o garoto levou com o flagrante e a detenção, que aconteceram no mês de dezembro, ele alterou o comportamento.
“Os adolescentes sempre acham que nada irá acontecer com eles, mas não é bem assim”, disse Claudecir. “O meu filho aprendeu a lição e esta palestra será uma grande ajuda para que ele nunca mais repita o erro”, afirmou.
Fiscalização
Além do incentivo às denúncias de flagrantes de pichação, o diretor da Guarda Municipal informou que a fiscalização junto ao comércio de tintas e sprays foi intensificada.
Segundo Lei Federal, é proibida a venda de sprays para menores de idade. O comerciante que infringir a lei recebe multa de R$ 1785,50 na primeira advertência e de R$ 3.571 na reincidência. Numa terceira atuação, além da multa, o alvará do estabelecimento é cassado.
Denúncias sobre venda irregular também podem ser feitas pelo fone 153. “A pichação é um crime ambiental, por isso necessita da união de várias frentes do poder e da sociedade para prevenir e combate, em proteção ao patrimônio”, disse Carvalho.
 
Fonte:http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/menores-flagrados-em-atos-de-pichacao-cumprem-pena-socioeducativa/28728

11 março 2013

Guarda Municipal participa de Curso de Agentes de Socorros de Urgência




 A convite do 1º Grupamento de Bombeiros, integrantes da Guarda Municipal de Curitiba participaram do Curso de Agentes de Socorros de Urgência (ASU). O objetivo do curso é capacitar profissionais a intervir de imediato nas situações de risco de vida, garantindo assim maiores chances de sobrevida às pessoas em situação de emergência.


Com carga horária de 40 horas, o curso teve inicio dia 04/03/2013 com termino no dia 08/03/2013. Em homenagem ao dia internacional da mulher, na cerimônia de encerramento, estava à frente do pelotão a Guarda Municipal Eliane Lima. “A Defesa Civil de Curitiba ganha mais pessoas capacitadas para uma situação de emergência, cujos conhecimentos adquiridos junto ao Grupamento de Bombeiros são primordiais para o atendimento inicial as vitimas. É importante que haja essa integração entre os órgãos de segurança, para que todos possam agir em conjunto a favor da comunidade”, afirma Guarda Municipal Eliane Lima.

07 março 2013

Guardas municipais conciliam vaidade com trabalho pesado


07/03/2013 14:33:00


Integrante do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de Curitiba há quatro anos, Rosane Nascimento está acostumada a atuar em situações tensas, como jogos de futebol, grandes festas populares, retirada de invasões e segurança em geral. Apesar do ambiente predominantemente masculino e da rotina pesada, ela esbanja feminilidade. “Jamais saio para as ruas sem usar filtro solar e maquiagem leve, que retoco ao longo do dia”, diz.

Rosane faz parte dogrupo de 133 mulheres que integram o efetivo da Guarda Municipal de Curitiba, formado por 1.530 agentes. No grupo em que ela atua, há 40 homens e apenas uma mulher.

Recentemente Rosane surpreendeu os colegas de trabalho, ao se classificar em segundo lugar no Paraná num concurso de beleza nacional, que elegeu a guarda municipal mais bonita do Brasil. Organizada numa rede social, a competição teve o resultado divulgado no último domingo (2). “Foi uma experiência boa e divertida, conheci pessoas de todo o País”, comenta.

Lucélia dos Prazeres, há 28 anos na Guarda Municipal, foi uma das primeiras da corporação. “Quando eu entrei, havia apenas 30 mulheres”, conta. Lucélia foi motorista de viatura e trabalhou à noite em ruas da cidadania, enfrentando diversas situações difíceis. “Mas sempre fui tratada com respeito”, afirma. “Abordagem feita por agentes mulheres tem mais diálogo e menos força, o que muitas vezes acaba sendo até mais respeitada”, comenta. Após 24 anos de trabalho nas ruas, desde o ano passado ela exerce funções administrativas.
Vaidosa, Lucélia conta que sempre carregou um porta-batom no cinturão, ao lado do porta-algemas, o que despertava a curiosidade da população e dos colegas. Fardada, nunca abriu mão de usar brinco, batom e rímel. Manter a feminilidade é fundamental”, afirma.
Quando entrou para a Guarda, Lucélia tinha uma filha de 3 anos, Camila, que hoje também é agente da Guarda Municipal de Curitiba.

“A minha mãe deu um empurrãozinho no início, quando eu estava definindo a minha profissão”, explica Camila Beneduzzi, há oito anos na corporação. Grávida de oito meses de um menino, ela brinca dizendo que talvez esteja a caminho uma terceira geração da Guarda Municipal.
Durante a gestação, as agentes são dispensadas de usar a farda e são deslocadas para funções administrativas. Mesmo assim, Camila conta que normalmente se depara com olhares surpresos por parte da população. “Quando eu digo que sou da Guarda, algumas pessoas ainda estranham”, afirma.
Quem está há mais tempo na Guarda, como a agente Inez Aparecida Basso, conta que as coisas já foram bem mais difíceis para as mulheres. “Quando entrei, há 21 anos, havia preconceito por parte dos colegas e até das chefias”, diz. “Várias vezes, ouvi que eu não daria conta de conciliar o meu trabalho com a maternidade, por exemplo”.
Quando o filho mais velho, que hoje tem 20 anos, era pequeno, Inez precisou de ajuda médica e psicológica para conseguir lidar com a situação. “Hoje, a realidade é outra, o mundo mudou. Ainda falta avançarmos mais um pouco, mas as mulheres já são muito mais valorizadas e respeitadas”, diz.
 Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/guardas-municipais-conciliam-vaidade-com-trabalho-pesado/28767

Policiais do Cope recebem treinamento de pilotagem de motocicletas


Polícia Civil

06/03/2013

Policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) participaram, durante os dias 27 e 28 de fevereiro, do Curso de Pilotagem de Motocicletas, no estacionamento do Estádio Durival de Brito, no bairro Rebouças, em Curitiba. O curso, ministrado por instrutores da Guarda Municipal de Curitiba e coordenado pelo supervisor Edison Bretas Junior, teve por objetivo habilitar policiais do Cope em pilotagem preventiva, através de aulas teóricas e práticas.

As aulas ofereceram aos participantes o conhecimento em técnicas de competição adaptadas para o uso urbano e uma forma de pilotar com maior segurança e domínio da motocicleta.


Segundo o chefe do setor de operações, treinamentos e equipamentos do Cope,  Afonso Ninja, este treinamento é a primeira fase do Curso de Pilotagem de Motos desenvolvido pela unidade, que terá a segunda fase ministrada por instrutores da Companhia de Polícia do Exército.

“"Na primeira fase buscamos treinar as habilidades individuais, equilíbrio, autoconfiança, vigor físico, iniciativa e preparo psicológico aos policiais que durante dois dias treinaram diversas manobras como slalon, figura oito, comboios, corredor turco, curvas, frenagem e equilíbrio", disse.

"Os conhecimentos da segunda fase possuem características diferentes, pois as habilidades e conhecimentos adquiridos neste primeiro treinamento serão acumulados e cada novo assunto pode depender do anterior ou ser completado por este",” afirma Ninja.

De acordo com o delegado titular do Cope, Hamilton Cordeiro da Paz, o curso faz parte do programa de treinamento e aperfeiçoamento. " Este curso está sendo desenvolvido para os policiais pertencentes à unidade, pois com o advento do Mundial de 2014 e Olimpíadas de 2016 que serão realizados no Brasil, teremos muitas atribuições e precisamos estar preparados e sempre prontos para cumprir qualquer missão",” afirmou o delegado.

Fonte: http://www.policiacivil.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6942

05 março 2013

Guarda municipal mais bonita do País é araraquarense


Mery Hellen venceu concurso que contou com mais de 700 participantes

03/03/2013 - 21:28
Alterar o tamanho da letra A+A-
Kris Tavares
Mery Hellen foi eleita a guarda municipal mais bonita do Brasil (Foto: Kris Tavares/Arquivo)
Mery Hellen Amaro, guarda municipal de Araraquara, venceu o concurso que elegeu a Guarda Civil Municipal ou Metropolitana (GCM) mais bonita do Brasil. O resultado da fase final foi divulgado neste domingo (3).
Em sua página na rede social Facebook, Mery Hellen comemorou a vitória e fez vários agradecimentos. “Quero agradecer primeiramente a Deus, a você, querida Inez Basso, que amo muito; aos senhores jurados, a todos os meus irmãos de farda e pessoas que acreditaram em mim, aos meus maravilhosos pais, a quem devo a minha vida... É emoção demais”, afirmou.
Loira de 1,67 metro e 58 quilos, ela trabalha há sete anos na Ronda Escolar com a Guarda Civil Municipal. “Entrei no concurso como uma brincadeira sadia, pois vários amigos me incentivaram”, disse em recente reportagem da Tribuna Impressa.
700 inscritos

O concurso do Guarda Civil Municipal ou Metropolitana (GCM) mais bonito do Brasil foi ideia da agente Inez Basso, de Curitiba (PR), visando unir a chamada “Nação Azul Marinho”. Foram mais de 700 inscritos das 800 cidades que possuem guardas municipais no País.
Na primeira fase, a eleição foi popular, por meio do Facebook. Na parte decisiva, um corpo de jurados escolheu os ganhadores. 

Fonte: http://www.araraquara.com/noticias/cidades/NOT,0,0,688023,Guarda+municipal+mais+bonita+do+pais+e+araraquarense.aspx

03 março 2013

Mapa da violência começa a ser traçado em Curitiba


28/02/2013 13:37:00

Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Gabinete de Gestão Integrada vai fazer mapa da violência em Curitiba
A criação de nove câmaras temáticas e um mapeamento para aprofundar questões ligadas ao combate à violência foram algumas das ações sugeridas na primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Segurança Pública Municipal. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), no Salão Brasil, da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Presidida pelo prefeito Gustavo Fruet, a reunião contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais, como polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Ministério da Justiça e Polícia Federal, entre várias outras.
“É necessário integrar todos os órgãos para melhorar a segurança. Essa é a nossa prioridade”, afirmou Fruet. Ele informou que todas as secretarias municipais estão envolvidas no mapeamento e combate à violência.
Como exemplo, o prefeito citou a importância para esse trabalho da base de dados existente nas secretarias da Saúde e da Educação. Se esses números forem organizados e bem utilizados, podem fornecer dados importantes para subsidiar medidas em prol da segurança pública no município. “O objetivo principal é fortalecer a integração e a prevenção”, disse Fruet.
O secretário municipal do Planejamento e da Administração, Fábio Scatolin, explicou que está sendo feito um mapeamento de todas as ações desenvolvidas na área de segurança no município, nos últimos anos e atualmente, o qual será compartilhado com os  poderes estadual e federal e a sociedade civil organizada.
“Assim, teremos um mapa de responsabilidades e um diagnóstico dos fatores que originam os problemas de violência, o que permitirá maior clareza sobre o que cada órgão pode fazer”, afirmou Scatolin. Em muitos casos, o problema se agrava por falta de clareza sobre quais são suas raízes e as formas de combatê-las. “Este é o nosso desafio imediato”, definiu o secretário.
Câmaras Temáticas
O coordenador do GGI, coronel Renê Witek, sugeriu a criação de nove câmaras temáticas, para tratar de assuntos específicos. São eles: vandalismo, operações de Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), mapeamento da Violência (observatório de segurança pública), Mulheres da Paz (reformulação do programa que capacita mulheres da comunidade para lidar com jovens), Crack (É Possível Vencer), UPS (Unidade Paraná Seguro, do governo do Estado), Portal do Futuro, grandes eventos (como Copa do Mundo de 2014) e Conselhos de Segurança dos Bairros (fortalecendo o elo de ligação das comunidades com a prefeitura).
As câmaras serão formadas por técnicos indicados pelas instituições presentes na reunião. “O GGI será responsável por centralizar as ações e garantir a articulação entre os órgãos”, explicou. Ele esclareceu que novas câmaras poderão ser criadas, por indicação dos integrantes do GGI.
Na prática
O Gabinete de Gestão Integrada atuará em sistema de rede, organizando temas de real e atual interesse para a segurança pública municipal. As reuniões do GGI serão mensais, sempre na última quinta-feira do mês.
Entre os principais objetivos estão a identificação de prioridades de interesse comum, bem como a concepção e a elaboração de pautas compartilhadas. O Mapa da Violência em Curitiba trará dados e fontes de informações para produção de ferramentas de combate ao problema.
Outro produto do GGI será o Plano Municipal de Segurança Pública (PMSP), que condensará diagnóstico e prognóstico, bem como diretrizes e princípios da segurança pública em Curitiba. “O GGI também servirá como contato dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública com a Prefeitura”, explicou o coronel Witek.

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/mapa-da-violencia-comeca-a-ser-tracado-em-curitiba/28707

02 março 2013

Adolescentes detidos por pichação cumprem medida socioeducativa

Além de palestra, eles devem pagar multas e prestar serviços comunitários.Pais dos jovens também tiveram que assistir apresentação.
Do G1 PR, com informações da RPC TV

Nesta sexta-feira (1º), vários pais e adolescentes tiveram que ouvir uma palestra da Guarda Municipal de Curitiba, que os flagrou pichando prédios pela cidade. A medida socioeducativa foi determinada pela Justiça e prevê ainda o pagamento de multas e prestar trabalho comunitário.
De acordo com a prefeitura, o número de denúncias de pichação aumentou no início de 2013.  Em fevereiro, as 209 queixas representaram um aumento de quatro vezes em relação ao mesmo mês do ano anterior. Ao todo, 51 pessoas foram detidas, sendo 24 menores de idade.
Segundo a Guarda Municipal, a campanha de conscientização da prefeitura, em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP) estimulou os moradores a denunciar o crime. Quem presenciar um caso de pichação pode fazer a  denúncia pelos telefones 190, da Polícia Militar e 153, da Guarda.
Outro fator que também ajudou no aumento de casos registrados foram as câmeras instaladas pela cidade. Imagens que foram gravadas há cerca de 20 dias mostram o momento em que um jovem é flagrado pichando um prédio na Rua XV de Novembro, no Centro da cidade. Minutos depois, uma unidade da Guarda Municipal aborda o jovem, que acaba detido.

Fonte: http://g1.globo.com/parana/noticia/2013/03/adolescentes-detidos-por-pichacao-cumprem-medida-socioeducativa.html

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com