21 setembro 2014

Módulo Móvel da Guarda é instalado na Praça do Gaúcho

A Guarda Municipal instalou nesta sexta-feira (19) o Módulo Móvel Itinerante (MMI) na Praça do Redentor, conhecida como Praça do Gaúcho, localizada ao lado do Cemitério Municipal, no bairro São Francisco. A operação da Guarda ficará sediada por 15 dias na praça. No período noturno, a operação conta com ajuda de uma viatura que percorre a região.

“Recentemente, o sistema de câmeras para monitoramento por vídeo também foi melhorado nestas ruas próximas da praça e a Prefeitura também promoveu uma revitalização do cemitério, que estava todo pichado. Todas essas ações conjuntas propiciam um ambiente mais agradável e seguro para quem frequenta o local”, afirmou o diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho.

Um dos comerciantes da Praça do Gaúcho disse que a instalação do Módulo Móvel traz mais tranquilidade. “É excelente. Durante o tempo em que permanecem trazem mais paz e tranqüilidade a moradores e comerciantes”, afirma William Borges, dono de um bar. Frequentadores da praça reclamam que no local há problemas com uso de drogas, furtos, depredação, pichação.

Após permanecer por 15 dias na praça, o módulo é deslocado para outro ponto, mas a região continua sendo monitorada com rondas intensas. O Módulo Móvel Itinerante tem a função de promover a prevenção e a integração. Com a intensificação da ronda na região, traz mais segurança aos moradores e melhora a relação dos agentes com a população e comerciantes.
Resultados 

Além da instalação do Módulo Móvel Itinerante, a Guarda Municipal desenvolve outras ações integradas para coibir a violência e a marginalidade, como Paz nas Praças, Operação Simultânea, Operação Presença e Operação Paz no Futebol.

De acordo com estatísticas da Guarda Municipal, foram recuperados 116 veículos em 2013 e 87 neste ano. O número de pessoas localizadas e que estavam desaparecidas foi de 47 no ano passado e 29 neste ano. A apreensão de drogas é outro dado importante: em 2013 foram apreendidos 4,5 quilos de drogas e 1,8 quilos neste ano.

A operação Paz nas Praças se caracteriza por ações em praças e parques onde há grande concentração de pessoas, com consumo de bebidas e uso de som alto. Essas ações são realizadas em conjunto com as secretarias municipais de Trânsito e Meio Ambiente. A Operação Simultânea reúne três viaturas com três guardas em cada unidade das nove regionais, formando um efetivo de 27 viaturas e 87 guardas que saem juntos para realizar abordagens simultâneas em praças, bosques e parques.

A Operação Presença é feita em terminais de ônibus e a Operação Paz no Futebol reúne todas as viaturas em dias de jogos, antes e após as partidas, para garantir a segurança de torcedores, moradores e a população em geral nos locais de jogos, em estações tubos e nos terminais. 

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/modulo-movel-da-guarda-e-instalado-na-praca-do-gaucho/34179

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com